top of page

Virada de Palco com inscrições abertas para curso de roadie

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Virada de Palco, projeto que oferece curso técnico para roadies, com aulas presenciais em Ceilândia e Recanto das Emas.  O intuito é apresentar os conceitos e desenvolvimento da atividade de assistente de palco,  com uma introdução à função de roadie apresentando equipamentos e ferramentas necessárias para o desenvolvimento da atividade. 

As oficinas serão ministradas por Raminho, Roadie e Diretor de Palco, que iniciou suas atividades em 2005 na cidade de Recife. Desde 2012, ele vem elaborando oficinas de Roadie. As turmas terão duração de 20h aulas e capacidade para 20 alunos, moradores da cidade do Distrito Federal em área de vulnerabilidade social. Para participar, é necessário ser  maior de 18 anos e interessado em adquirir conhecimento na área de produção de eventos e backstage.

O curso foi estruturado com aulas teóricas e com atividades práticas, com uso de apostila, exibição de equipamentos utilizados em palco e no dia a dia na prática profissional. O conteúdo a ser abordado nesta oficina tratará da manutenção, manuseio e montagem de equipamentos musicais para shows, eventos e festivais:

  • Introdução - Definição da função de Roadie (Técnico de Palco);

  • Ética;

  • Equipamentos e Ferramentas necessários para o Técnico de Palco;

  • Instrumentos Musicais;

  • Acessórios;

  • Ferramentas de Leitura;

  • Prática – Serão trabalhadas características necessárias como atenção, calma, força, lucidez, educação, paciência, pontualidade, fidelidade, responsabilidade, prazer e autoestima

Não faz muito tempo, os roadies, profissionais que trabalham nos bastidores de um show eram ignorados. Hoje, com o crescimento e profissionalização do mercado, esses técnicos ganharam notoriedade e respeito. Eles são figuras imprescindíveis de apoio ao artista, antes, durante e depois do show e em todas as etapas de uma turnê.  

“Com a evolução do mercado de produção, vê-se a carência de profissionais capacitados na área de produção de palco. Diante desta necessidade, foi elaborado um plano para formar novos profissionais para o mercado ascendente do Backstage”, comenta Raminho, professor da oficina. 

O Virada de Palco é uma realização da Maria Maria Produções, com apoio do Virada Cultural, Maleta Cultural e recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).


SERVIÇO:

Datas: 22 a 26 de abril no Recanto das Emas e 22 a 27 de abril em Ceilândia.

Local: Turmas em Ceilândia (Casa do Cantador - manhã - das 9h às 12h) e Recanto das Emas (IFB - tarde - das 15h às 19h)

Duração: 40 horas-aula (20 horas por RA).

Formato: Gratuito e presencial.

Possui certificado

Para o Recanto das Emas teremos uma van de ida e volta, saindo da Rodoviária do Plano Piloto.

Turma de Ceilândia terá intérprete de libras.



Comments


bottom of page