top of page

Visita à mostra “História(s) da arte brasileira | multiplicidade da coleção Moraes e Oliveira” reúne o público para falar do trabalho dos artistas


Com falas de André Santangelo, Clarice Gonçalves, Raquel Nava e Ralph Gehre, na última quarta-feira, 19 de fevereiro a CAIXA Cultural Brasília recebeu cerca de 45 pessoas para a visita guiada e conversa com alguns dos artistas que participam da mostra “História(s) da arte brasileira | multiplicidade da coleção Moraes e Oliveira”. Na Galeria Vitrine, o público foi conduzido pela equipe de mediação da CAIXA Cultural e foi apresentado aos núcleos que compõem a exposição e suas mais de 90 obras. Os artistas falaram dos trabalhos em exibição e sobre seus processos de produção e criação, além da relação que têm com os colecionadores Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira, este último presente na visita.

 

Convidado a falar sobre aspectos da coleção, José Rosildete ressaltou a importância do colecionador em seu papel de incentivador da produção artística e de tutor das obras que fazem parte do seu acervo. “O colecionador não é o dono da obra, ele é o guardião. E por isso, ele (o colecionador) tem como uma de suas atribuições expor ao público o acervo para que todos possam compartilhar um momento de fruição da obra”, completou.

 

História(s) da arte brasileira | multiplicidade da coleção Moraes e Oliveira” fica em cartaz na Galeria Vitrine da CAIXA Cultural Brasília até o dia 13 de abril, com entrada gratuita, e a visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. A classificação indicativa é 14 anos.  A CAIXA Cultural Brasília fica no SBS Quadra 4, Lotes 3 / 4. A mostra é realizada com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.  

 

Sobre a mostra

“História(s) da arte brasileira | multiplicidade da coleção Moraes e Oliveira” apresenta ao público obras do acervo privado dos colecionadores Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira construído ao longo de 30 anos de pesquisas e aproximações com artistas, curadores, pesquisadores e instituições. Os curadores Renata Azambuja e Emerson Dionísio Oliveira organizaram a exposição que reúne obras de 65 artistas brasileiros contemporâneos que produzem desde os anos 1960 e abordam questões sociais e artísticas a partir de suportes e linguagens diversas e inovadoras


Comentarios


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page