top of page

Viva e Deixe Viver capacita novos voluntários para atuarem como contadores de histórias em hospitais e outros âmbitos

O Brasil perdeu 6,7 milhões de leitores nos últimos quatro anos, de acordo com a pesquisa "Retratos da Leitura", divulgada em novembro.  Há 27 anos promovendo o hábito da leitura e o voluntariado, a Associação Viva e Deixe Viver, ONG que atua com contação de histórias para crianças e adolescentes em hospitais e escolas, abre as inscrições para o “Curso de Formação de Contadores” a partir desta quinta-feira (05), data que marca o Dia Internacional dos Voluntários. Os interessados poderão fazer a inscrição por meio do site da ONG (clique aqui ) até o dia 7 de março de 2025. 

       As aulas do curso são dedicadas àqueles que desejam se tornar voluntários da ONG, atuando com contação de histórias em mais de 90 hospitais espalhados pelo País (para isso, é necessário ter mais de 18 anos), serão realizadas no formato presencial e híbrido, dependendo da localidade, com turmas formadas em São Paulo capital, Campinas, Marília, Baixada Santista, Litoral Norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Recife e Brasília. No total, são dez módulos, com carga horária de 40 horas, realizadas entre março e junho de 2025. Os participantes terão acesso a outras vantagens como: ensino continuado por meio das Domingueiras de Histórias, eventos que acontecem no presencial e online e reúnem contadores e público em geral para contação de histórias, Sarau Viva ON - lives gratuitas e desconto de 50% nos cursos e eventos promovidos pela ONG.  O investimento total é de R$ 380,00. O curso também pode ser realizado por aqueles que não desejam ser voluntários da Viva, mas que buscam ser contadores de histórias nos mais diversos âmbitos.

       Números da Viva -  Segundo o Balanço Social 2023, a ONG impactou mais de 83 mil pessoas, sendo 37 mil crianças, 34 mil familiares e acompanhantes, 7 mil profissionais da Saúde e 5 mil pessoas na Educação nas 11 praças na qual atua. No mesmo período, foram doadas mais de 66 mil horas qualificadas, o equivalente a 9,6 horas por mês em média para cada voluntário, enquanto a média mensal são 12 horas. Já por semana, são doadas aproximadamente duas horas. 

“Com grande alegria, anunciamos a abertura do curso de formação de contadores com o qual buscamos capacitar pessoas apaixonadas por histórias, sejam iniciantes ou experientes, para que dominem as técnicas narrativas e utilizem essa arte em projetos educacionais, culturais ou terapêuticos”, afirma Valdir Cimino, fundador da ONG Viva e Deixe Viver. 

Serviço - Inscrição para Curso  – A Arte de Contar Histórias e do Brincar na Saúde

Data: 05/12 a 07/03/2025 

Período do curso -  As aulas serão realizadas entre 15/03/2025 à 14/06/2025

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver: Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto.  A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva e Eduque, espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade. Hoje, além dos 519 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 88 hospitais espalhados pelo Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Pfizer, Rede D’Or, Perfetti Van Melle, Volvo, Everymind, Webjump!, itbox.online, Cremer e Viveo.


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page