Websérie leva conteúdo educativo e informativo para escolas rurais do DF a partir desta terça-feira
Neste ano, a Companhia Teatral Cidade dos Bonecos retorna ao Distrito Federal com o projeto "Bonecos na Rural", uma iniciativa cultural que promete impactar profundamente as escolas rurais da região entre os dias 6 e 22 de agosto. Com uma programação diversificada, o projeto inclui apresentações teatrais, oficinas de formação para professores, distribuição de “malas culturais”, e exibição da websérie inovadora, chamada "Teatro de Formas Animadas". A série não só capacita os educadores, como também oferece um conteúdo audiovisual rico, que conecta alunos e professores com a arte e a cultura de forma prática e envolvente.
Criada pela companhia, a Mala Cultural é um kit criativo, doado pelo próprio grupo como contrapartida do projeto, que inclui materiais para teatro de sombras, teatro de bonecos, máscaras, entre outros. O objetivo é fornecer ferramentas práticas para os professores das escolas participantes. Além disso, dois arte-educadores do grupo ministrarão oficinas básicas, utilizando a Mala Cultural como recurso principal. Nessas oficinas, a websérie "Teatro de Formas Animadas" desempenha um papel fundamental, servindo como material didático audiovisual para reforçar o conteúdo aprendido e oferecendo técnicas simplificadas de confecção e manipulação de bonecos com materiais acessíveis nas escolas rurais.
Cada episódio da série aborda um aspecto específico do teatro de formas animadas, desde a confecção de bonecos até técnicas de manipulação e possibilidades de aplicação dessa linguagem no contexto escolar. A ideia é permitir que os professores possam adaptar e explorar essas técnicas conforme suas necessidades e condições locais, enriquecendo o ambiente educacional com uma abordagem prática e criativa.
O processo de criação da "Teatro de Formas Animadas" envolveu anos de estudo e dedicação da Cidade dos Bonecos, com foco na linguagem audiovisual voltada para esse estilo teatral. Agora, em fase de pós-produção, a websérie será lançada junto com as apresentações do projeto. As malas culturais incluirão um QR Code que direciona diretamente aos vídeos no canal do YouTube, onde outros conteúdos relacionados também estarão disponíveis. A produção da série online é feita pela Cidade dos Bonecos, com recursos e espaço próprios, contando com a participação de convidados de outras companhias de teatro do Gama, como o grupo Bagagem Cia de Bonecos, por exemplo, que possui mais de 45 anos de experiência.
A websérie "Teatro de Formas Animadas" possui um caráter informativo e didático, apresentando técnicas de criação, confecção e manipulação de bonecos, além de dicas valiosas de como trabalhar esses temas dentro da escola. Os personagens da websérie são profissionais atuantes na área que compartilham suas trajetórias, e para conectar os episódios com as apresentações teatrais nas escolas, os apresentadores são personagens das peças teatrais da Cidade dos Bonecos, como a Flor do Sertão, o Zecão e o Chumbinho, o que permite que haja um elo entre as peças e os vídeos.
O principal objetivo da websérie é a formação e divulgação da linguagem das formas animadas, oferecendo uma introdução básica ao teatro e suas diversas vertentes técnicas, incluindo marionetes, fantoches, bonecos de vara e bonecos habitáveis. Embora ela tenha um enfoque informativo, ela também abordará em um dos episódios a história do teatro de mamulengos no Brasil, destacando sua importância como patrimônio cultural e imaterial reconhecido pelo Iphan.
Além de toda a preocupação com a forma inovadora de educar, o projeto "Bonecos na Rural" fomenta ainda a sustentabilidade e preservação ambiental ao utilizar uma usina solar móvel para garantir que as atividades sejam realizadas com energia limpa. Essa abordagem demonstra que é possível promover o acesso à arte e cultura popular nas comunidades do campo, respeitando o meio ambiente e utilizando soluções tecnológicas avançadas.
Financiado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto "Bonecos na Rural" é, portanto, muito mais do que um simples projeto cultural. Ele é uma ponte que conecta as comunidades rurais do DF ao vasto universo das artes, da cultura e da educação.
Programação:
Dia 06/08
Escola Classe Quebrada dos Neres no Paranoá
Horário: às 11h e 13h30
Dia 08/08
Escola Classe São Bartolomeu em São Sebastião
Horário: às 11h e 13h30
Dia 13/08
Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima em Santa Maria
Horário: às 11h e 13h30
Dia 14/08
Escola Classe Cariru no Paranoá
Horário: às 11h e 13h30
Dia 22/08
Escola Classe Ponte Alta de Cima na Ponte Alta Norte do Gama
Horário: às 11h e 13h30
Serviço:
Bonecos na Rural
Data: De 06 a 22 de agosto de 2024
Local: Escolas Rurais do DF
Classificação: Livre
Instagram: @cidadedosbonecos
Comentarios