top of page

Whisky single malt e seus mitos e verdades

A América Latina, especialmente o Brasil, vive um boom sem precedentes no consumo de whisky single malt, captando a atenção de um público que valoriza a complexidade e a arte por trás de cada expressão elaborada nas destilarias escocesas.


O interesse por single malt cresce à medida em que os consumidores procuram experiências mais ricas e elaboradas. Conforme dados da Scotch Whisky Association, o Brasil é o quarto país entre os principais destinos de exportação do whisky escocês. No entanto, com este avanço surgem numerosos mitos que, longe de esclarecer, confundem o público. Pensando nisso, Gianpaolo Morselli, Brand Ambassador da The Macallan no Brasil, desvenda mitos e expõe verdades que todo entusiasta de bebidas destiladas premium deveria conhecer.

 

Três mitos muito comuns: 


O whisky é uma bebida só para homens. Contrário à percepção tradicional, as mulheres representam uma parte significativa do mercado do whisky, demonstrando que a apreciação por este destilado transcende os gêneros. The Macallan celebra esta inclusão com histórias como a de Janet Harbinson, que dirigiu a destilaria em 1918, assim como da atual Master Whisky Maker, Kirsteen Campbell, mostrando que o whisky é, de fato, um mundo para todos.


O whisky deve ser bebido puro. Mesmo que degustar um whisky neat possa ser revelador, acrescentar um pouco de água ou gelo pode transformar a experiência, liberando sabores e aromas ocultos. A versatilidade do whisky permite desfrutá-lo de múltiplas formas, adaptando-se ao gosto de cada consumidor. Por sua vez, a mixologia moderna demonstrou que combinar um single malt com outros elementos pode potencializar a experiência ao bebê-lo.


O whisky é uma bebida para pessoas mais velhas: Os novos centros de consumo e destilarias artesanais estão mudando essa percepção, atraindo um público jovem e diverso. O whisky escocês se reinventa, tornando-se uma escolha que cada vez mais ocupa um lugar especial entre todas as idades, desafiando a ideia de que é uma bebida exclusiva para gerações anteriores.

 

Três verdades reveladas: 


Cor da bebida. A cor única e completamente natural dos whiskies The Macallan provém exclusivamente do carvalho dos barris utilizados para maturação da bebida, refletindo a qualidade e o cuidado em cada etapa da sua criação. Esta cor natural permanece fixa, distinguindo The Macallan daqueles whiskies que utilizam corantes artificiais.


O tempo do whisky importa. Em The Macallan, o tempo é um componente essencial, não só no envelhecimento, mas em cada passo do processo. Desde o descanso inicial dos barris em Vinho Jerez até atingir a perfeição nos anos posteriores, cada momento é crucial para definir o caráter e a qualidade de um single malt excepcional.


As garrafas devem ser guardadas no escuro. Para preservar a integridade e os sabores do whisky, é fundamental armazenar as garrafas em lugares escuros e afastados de variações extremas da temperatura. Essa prática garante uma experiência excelente de degustação, mantendo a qualidade que caracteriza cada whisky.


Explorar o mundo do single malt é embarcar em uma jornada de descoberta e apreciação. The Macallan, com seu reconhecido prestígio mundial, convida a quebrar preconceitos e abrir a mente para novas experiências. Cada expressão conta uma história de tradição, paixão e maestria, oferecendo aos consumidores a oportunidade de desfrutar um whisky excepcional. Nas palavras de Gianpaolo Morselli, "o whisky não se trata só do que está na garrafa, mas também das histórias, as pessoas e os momentos que o tornam inesquecível".

 

Sobre The Macallan 

Fundado em 1824, The Macallan é conhecido no mundo todo por seus extraordinários whiskies single malte. Sua excelente qualidade e caráter diferenciado revelam a excelência intransigente que The Macallan busca desde que foi fundado por Alexander Reid, em um planalto acima do rio Spey, no nordeste da Escócia. Em 2018, The Macallan abriu um novo capítulo em sua história com o lançamento de sua premiada destilaria Speyside. Projetado por arquitetos de renome internacional para promover a sustentabilidade, o edifício se inspira nas antigas colinas escocesas circundantes. Ele está localizado perto de Easter Elchies House, o Highland Manor construído em 1700, que é o lar espiritual do The Macallan e continua sendo o coração da bela propriedade de 485 acres do The Macallan. Elaborado sem concessões. Aprecie The Macallan com responsabilidade.

Posts Relacionados

Ver tudo

World Wine inaugura novo endereço em Brasília-DF

A World Wine, uma das maiores referências na curadoria de experiências no mundo do vinho no Brasil, está prestes a inaugurar o novo endereço para sua loja de Brasília no próximo dia 07 de junho. Com u

Comentarios


bottom of page