top of page

Zoster Truck: veículo, que roda o Brasil transmitindo sensações causadas pelo herpes zoster, chega a Brasília

Para conscientizar a população sobre o risco do herpes zoster em todo o país, a GSK apresenta a evolução da Casa Zoster: o Zoster Truck. A instalação, que traz ambientes inspirados nos relatos de dores dos pacientes que desenvolveram o herpes zoster, agora é itinerante. Idealizado pela Publicis Brasil em parceria com a Publicis Health e ARC Worldwide Brasil, o Zoster Truck está rodando o Brasil desde 2023 com visitas gratuitas ao espaço, passando por cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, e fica em Brasília até o dia 8 de setembro, passando pelos seguintes locais: Setor Médico Hospitalar Sul, Setor de Clubes Esportivos Sul, Pontão do Lago Sul, Eixão do Lazer: Eixão Norte e Sul, Asa Sul, Octogonal Sul, Lago Norte e Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. 

O herpes zoster, também conhecido como “cobreiro”, é causado pelo vírus varicela zoster, o mesmo vírus responsável por causar a catapora.1,2 Uma vez adquirido, esse vírus pode permanecer adormecido no organismo durante toda a vida do indivíduo.1 A doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade e adultos com sistema imune enfraquecido,1 por isso, é tão importante estar informado sobre a existência da doença e seu impacto.

 

“O Zoster Truck é um projeto que tem um grande impacto na conscientização. De forma visual, ele gera conversas sobre uma doença ainda pouco discutida. Em 2023, o Zoster Truck impactou mais de 10 mil pessoas em oito cidades do Brasil”, conta Nádia Mathias, líder de projetos da Publicis.

 

O Zoster Truck possui um espaço conjugado, simulando sala e cozinha, e todos os seus objetos e texturas ilustram as principais dores dos pacientes: queimação, choque e sensação de perfuração.

 

Marilia Queiroz, Managing Director da ARC, fala sobre o projeto. “O Zoster Truck é uma continuidade de um projeto lindo, a Casa Zoster, criado a partir de um grande desafio. Nele, materializamos as sensações sofridas pelos pacientes do herpes zoster em uma ativação, despertando o conhecimento dos visitantes. Alcançamos um resultado surpreendente, capaz de impactar na forma com que as pessoas enxergam a doença e provocar atitudes reais de cuidado com a saúde. Ver o nosso trabalho se materializando em impacto social é a nossa maior comemoração”, diz.

 

Referências:

1- CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Prevention of herpes zoster: recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP). MMWR, v. 57, RR-5, p. 1-30, 2008.

2- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Herpes (cobreiro). Disponível em: <Link> Acesso em 09 de agosto de 2024.

 

Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.

NP-BR-HZU-PRSR-230005 – Agosto/2024


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page