top of page

10 perguntas e respostas sobre estrias que você precisa saber

A estria é uma atrofia tegumentar adquirida após o rompimento das fibras de colágeno e elastina presentes na derme cutânea e pelo rompimento do capilar sanguíneo. É comum ter tamanho, regularidade e profundidade diferentes. Tem caráter de bilateralidade, isto é, existe a tendência da estria se distribuir simetricamente em ambos os lados. Exceção: estrias causadas por corticoide tópico, por produção hormonal ou por excesso de uso de hormônios. Raras ou numerosas, dispõem-se paralelamente umas às outras perpendicularmente às linhas de fenda da pele, indicando um desequilíbrio elástico localizado, o que caracteriza uma lesão.

As estrias podem se apresentar como estrias vermelhas (rubras); estrias brancas (nacaradas) e marrons. As brancas apresentam rompimento de fibras elásticas e colágenas da derme e as vermelhas apresentam rompimento de fibras elásticas, colágenas e capilares sanguíneos da derme.

O método de Barbara Aguiar foi realizado por Viih Tube, que tem mais de 30 milhões de seguidores nas redes sociais e pela influenciadora digital Cela Lopes,que tem mais de 3 milhões de seguidores e também e se rendeu aos seus cuidados para tratar as estrias.

A fisioterapeuta atua há mais de 10 anos com o tratamento de restauração tecidual no tratamento das estrias e esclarece algumas dúvidas sobre o assunto:

1-) Como as estrias se formam?

As estrias estão completamente relacionadas com questões hormonais, sejam elas em qualquer fase da vida. Temos hormônios que sintetizados podem fragilizar as fibras de colágeno, elastina e até mesmo os capilares sanguíneos, resultando em estrias brancas, vermelhas ou escuras.

2-) Na fase do crescimento/adolescência que surgem as estrias?

Durante a fase da adolescência podem aparecer as estrias e isso não acontece pelo crescimento e sim pela produção hormonal descontrolada nessa fase; um fato curioso é que quanto mais espinhas tem a adolescente, mais estrias pode ter, pois isso significa que existe uma maior produção hormonal e favorece as estrias brancas e principalmente as vermelhas, pois os hormônios fragilizam as fibras e capilares da derme. O adolescente pode evitar banho quente, controlar peso, fazer atividade física, hidratar a pele e ter uma alimentação saudável para ajudar a equilibrar.

3-) Estrias aparecem mais no sexo feminino?

Homens, mulheres e adolescentes sofrem com as estrias. Inclusive muitos homens não tiram a camisa em praias ou piscina por vergonha das marcas na pele.

4-) As estrias acontecem por causa da má alimentação?

As estrias estão relacionadas 100% com os distúrbios hormonais, principalmente na fase da adolescência, gestação, exercício físico extremo ou medicamentosa. Uma alimentação rica em açúcar pode prejudicar também as fibras de colágeno.

5-) Hidratantes evitam o aparecimento de estrias?

Hidratantes para pele podem ajudar ao não aparecimento das estrias, mas se for uma fase com alta produção hormonal, infelizmente não vai adiantar.

6-) É verdade que no inverno, por conta da pele mais ressecada, o surgimento de estrias é mais comum? Que dicas você pode dar para manter a nossa pele bem hidratada durante o outono-inverno?

Isso não é verdade. As estações do ano não são responsáveis pelo surgimento de estrias, é importante hidratar o corpo durante o ano todo. O frio faz com que nossa pele fique mais ressecada, então o ideal é hidratar o corpo pelo menos 2 vezes ao dia, evitar o banho muito quente, beber bastante água e não esquecer da importância de usar protetor solar.

7-) A gravidez causa estrias?

Durante a gestação é muito comum as mulheres desenvolverem estrias devido a produção hormonal, alimentação inadequada, e a pele pode ressecar muito nessa fase devido ao aumento de peso, retenção hídrica e hormônios. Importante ter acompanhamento com um médico obstetra, nutricionista, fisioterapeuta e dermatologista nessa fase, pois em conjunto todos vão trabalhar para que essa gestante tenha o melhor desempenho não só para a pele, mas para os outros pontos importantes desse momento também.

8-) Musculação causa estrias?

As estrias relacionadas à musculação podem ocorrer devido a um rápido aumento do volume muscular que a pele não consegue acompanhar, o que leva ao rompimento das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele. Essas alterações costumam aparecer principalmente em esportistas que utilizam anabolizantes que são hormônios uma vez que podem causar o rompimento das fibras da pele.

Atividades físicas são importantes e devem ter orientação de um profissional, para que se realize um treino adequado e para que ocorra um crescimento gradual da musculatura sem a utilização de anabolizantes.

9-) Métodos caseiros podem resolver as estrias?

Mesmo tendo alguns benefícios, os riscos são grandes para quem buscar tratamento por conta própria. Aconselho que não realizem esses tratamentos caseiros, a maioria pode inclusive piorar as estrias e ainda manchar a pele.

10-) Existe solução para as estrias?

Existe sim. No meu método, por exemplo, conseguimos resultados entre 70 e 100% e as estrias que melhoram ou saem não voltam mais, isso porque substituímos a pele estriada por um tecido novo sem causar dor ou desconforto para paciente. Trato estrias brancas e vermelhas, antigas e recentes, superficiais e profundas. São anos de muito trabalho e dedicação para devolver a autoestima de tantas pessoas. O trabalho se destaca pela transparência com cada paciente, cada estria é tratada como única.


Sobre Barbara Aguiar:

Criadora do “Método Barbara Aguiar” para remoção definitiva de estrias.Barbara é formada em Fisioterapia e Medicina Tradicional Chinesa Sistêmica e Estética, e pós-graduada em Estética e Cosmetologia. Atualmente o “Método Barbara Aguiar”, curso de extensão universitária reconhecido pelo MEC, já habilitou mais de 300 profissionais de saúde no Brasil e em países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Portugal, Nova Zelândia, França, Bélgica e Suíça. Instagram: @estriasbarbaraaguiar

 


bottom of page