top of page

Aeroporto de Brasília e Sinerlog em parceria para acelerar desembaraço aduaneiro

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, e a Sinerlog, especialista em tecnologia Cross Commerce as a Service, estão em parceria inédita para operação courier no Terminal, com início previsto para a segunda quinzena de novembro. A tecnologia própria cross-border deve acelerar o desembaraço aduaneiro.

A solução eficiente derruba o prazo de recebimento de encomendas do exterior de 10 para 5 dias nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e no estado de Minas Gerais. Além disso, protege as mercadorias em trânsito por meio de um seguro, até então inexistente no Brasil. Também favorece o recebimento antecipado de informações para análise de risco antes da chegada da carga ao Brasil, reduzindo fraudes ao conectar os processos com a Receita Federal.

O aeroporto brasiliense é considerado o terceiro mais movimentado do país e um dos principais centros de conexões de voos. A parceria torna pela primeira vez o Distrito Federal rota de entrega de produtos de e-commerces internacionais. Hoje, as remessas do exterior são recebidas em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com a Fierce Retail, 82% dos consumidores brasileiros já fizeram compras pela Internet no exterior. Espera-se que esse público movimente cerca de US$ 2,85 bilhões até o final de 2023.

“A solução já nasce com etapas de compra, coleta, armazenagem e entrega de mercadorias mais eficientes. Além disso, a parceria com a Inframerica é estratégica para impulsionar nosso crescimento”, explica Fábio Baracat, CEO da Sinerlog.

Fase de teste

O time realizou a compra de alguns produtos nos Estados Unidos que desembarcaram no Aeroporto de Brasília na presença de agentes da Receita Federal, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional). Os pacotes foram vistoriados e o pagamento dos Impostos de Importação foi realizado. No dia seguinte, as mercadorias já estavam liberadas para entrega. Ou seja, a operação atingiu o êxito.

Mudanças regulatórias e o mercado no Brasil

Com a publicação da nova Instrução Normativa da Receita Federal, a IN 2124/22, que cria regras claras para o setor, os envios de remessas internacionais devem ser formalizados, dando fim aos camelôs digitais que concorrem com o varejo nacional.

A recente legislação, a sobrecarga logística, especialmente em Guarulhos e Curitiba, bem como os sistemas de tecnologia que processam as informações recebidas, deram espaço para a nova proposta logística da Sinerlog. As transações de e-commerce têm conquistado o mercado de importação e exportação nos últimos anos, o que gera oportunidades para operações internacionais.

Sobre a Sinerlog

A Sinerlog é especialista em tecnologia Cross Commerce as a Service – que interliga pessoas, sistemas e tecnologia para simplificar o processo de importação e exportação dos clientes. Única empresa credenciada pelos Correios para atuar nos EUA, a companhia também atua na China e na Europa por meio de equipe formada pelos melhores especialistas em cross-border, e-commerce e aduana do Brasil.


Comentários


bottom of page