top of page

Arte, design e moda na Pop Up do Shopcasapark


A partir de 23 de novembro, uma nova edição da Pop Up do Shopcasapark chega com foco em arte brasileira, design e moda de marcas autorais. Estarão presentes a Oficina Francisco Brennand com produtos inéditos e exclusivos para a Pop Up, a Marbre, a Omni Pieces, a Tidelli, a Umana e a Yes I Am Jeans. Pelo projeto Galeria Casa Convida, a Referência Galeria de Arte retorna ao espaço com obras de artistas brasileiros contemporâneos que produzem em pintura e gravura, na mostra “Múltiplas e únicas”. A Pop Up do Shopcasapark fica no mezanino da Livraria da Travessa do Casapark e abre de terça a sexta, das 12h às 20h, sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. No Instagram: @shopcasapark. O Casapark fica no SGCV Lote 22, Park Sul – Brasília. Telefone: (61) 3403-5300.

Dinâmica, flexível, integrada à cultura, à arte, ao design e totalmente híbrida, a Pop Up do Shopcasapark recebe diferentes marcas simultaneamente para gerar mais oportunidades para os designers e artistas se apresentarem ao mercado. Com ciclos curatoriais têm duração de três meses cada. “Arte, design e moda são os pilares dessa edição, sempre focando em marcas autorais e arte brasileira”, explica Carol Kanj, diretora de inovação do Casapark. Todos os produtos da Pop Up estão à venda também no market place www.shopcasapark.com.br, E, a partir de agora, está à disposição dos clientes a Pop Up To Go, em que o cliente pode selecionar os produtos que a equipe da Pop Up leva até a sua casa. “Esta é mais uma facilidade que oferecemos aos clientes. Com isso, eles poderão testar as peças no local e fechar a compra em casa”, completa.

Participam deste ciclo curatorial da Pop Up do Shopcasapark as marcas Oficina Francisco Brennand, Marbre, Omni Pieces, Umana, Tidelli e Yes I Am Jeans.

A Oficina Francisco Brennand foi fundada em 1971 pelo artista nas ruínas da antiga Cerâmica São João, fábrica de telhas e tijolos fundada por seu pai e desativada na década de 1940. Para a Pop Up do Shopcasapark, a oficina apresenta produtos inéditos e exclusivos, além de peças icônicas criadas pelo artista pernambucano Francisco Brennand (1927-2019) reproduzidas fielmente por mestres artesãos, oleiros e decoradores. Nascido em 1927, Francisco Brennand viveu durante 92 anos e produziu uma vasta obra de estilo próprio, consagrada no Brasil e no exterior. As peças criadas pelo artista retratam a natureza e questões cosmológicas, literárias, históricas e filosóficas. O artista também realizou monumentos e obras em espaços públicos, como a Coluna de Cristal, no Parque de Esculturas do Marco Zero, no Bairro do Recife.

A Marbre é uma marca de home décor que pauta as criações a partir das rochas ornamentais. Selecionadas a dedo, por meio de um processo minucioso, as pedras são escolhidas para transcender às tendências passageiras, tornando-se parte integrante dos ambientes.

Com peças únicas, feitas artesanalmente e pintadas à mão, a Omni Pieces produz cerâmicas cheias de bossa e estilo. Leves, descontraídos e radiantes, os objetos criados pela marca são fabricados e pintados 100% à mão. “Prezamos pelo trabalho artesanal, tornando cada peça especial e única”, informa a marca.

O estilo de vida outdoor é mais que ambientar espaços ao ar livre. É criar conexões entre pessoas e ambientes, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, design inovador e trabalho manual. Só assim, é possível explorar as infinitas possibilidades de uma vida leve e integrada. A Tidelli nasceu em 1989, a partir do desejo de levar conforto às áreas de lazer. Sua história foi construída com as mãos, unindo tecnologia, materiais revolucionários e formas inovadoras a um processo artesanal regida pela inovação e durabilidade. A marca une as referências culturais brasileiras ao trabalho de grandes designers para transformar a arte com as mãos em uma poderosa ferramenta de inclusão social. Produzindo desde a estrutura dos móveis até a estofaria, conquistou o mercado investindo em tendências, pesquisas, matéria-prima inovadora e materiais de alta performance e qualidade, sendo a principal marca de móveis outdoor no Brasil.

A Umana é movida pela paixão da designer Mariana Fiordelice pelo trabalho manual e a busca de um estilo de vida mais sereno. Do desejo de materializar ideias através das mãos, nascem objetos para decorar o corpo e a casa. Peças com múltiplas funções, desenvolvidas para te acompanhar por muitos anos. Arte para ser usada e exposta sem medo.

Yes I Am Jeans resgata um estilo de vida básico, simples, com foco no conforto e na utilidade. Suas peças utilizam tecidos de alta qualidade, sempre atentos aos detalhes, com silhuetas clássicas e cartela de cor neutra, diminuindo a necessidade de produtos químicos nos processos de lavanderia e consequentemente o impacto ambiental. Cada peça é feita para que possa ser combinada facilmente com qualquer outra. “Temos um mandamento: que o consumidor esteja sempre consciente do que está comprando, que invista em um produto atemporal e duradouro. Nossos produtos são produzidos no Brasil, com mão de obra humanizada e qualificada”, informa a marca.

Múltiplas e únicas na Galeria Casa

Dentro do projeto Galeria Casa Convida, a mostra “Múltiplas e únicas”, com gravuras e pinturas de artistas brasileiros presentes no acervo da Referência Galeria de Arte. O curador Paulo Vega Jr. afirma que uma gravura, quer seja ela calcogravura, linoleogravura, litografia, serigrafia, xilogravura, entre outras, depende da existência e da noção de matriz; uma pintura, quer seja ela a óleo, acrílica, encáustica, guache, têmpera, entre outras, rejeita a existência e a noção de matriz. “Apesar de evidentes oposições conceituais e processuais, gravura e pintura são tradicionais linguagens artísticas de produção de imagens através da aplicação de códigos, recursos e técnicas visuais de expressão e representação bidimensionais. Dessa forma, a gravura é a arte da multiplicidade e a pintura é a arte da unicidade; o trunfo da gravura é a reprodutibilidade, o trunfo da pintura é a singularidade” ressalta.

Na Galeria Casa, a Referência apresenta múltiplos de Alfredo Volpi, Antônio Maia, Arcangelo Ianelli, Arthur Luiz Piza, Claudio Tozzi, Eduardo Sued, Fayga Ostrower, Hércules Barsotti, Lêda Watson, Luiz Martins, Manabu Mabe, Paulo Whitaker, Roberto Burle Marx, Siron Franco e Tomie Ohtake. Entre as pinturas, obras de Adriana Rocha, Clarice Gonçalves, David Almeida, Luiz Mauro, Marcelo Camara, Patrícia Furlong, R.Godá, Rafael Vicente, Selma Parreira e Veridiana Leite.

Sobre a Referência

Ao longo de vinte e sete anos de atividades, a Referência Galeria de Arte atua destacadamente no cenário cultural de Brasília, promovendo e divulgando a produção de artistas locais e nacionais e contribuindo para a integração da capital federal no circuito artístico brasileiro. Em seu acervo, estão reunidos nomes fundadores da visualidade de Brasília, assim como nomes importantes das artes visuais em âmbito nacional. A galeria fomenta a produção artística e promove visibilidade aos artistas jovens, pois reconhece a importância e o potencial da arte contemporânea oriunda da região Centro-Oeste. Promove, frequentemente, eventos educativos como visitas guiadas, debates, lançamentos de livros de arte, etc. Participa de editais do CCBB, Caixa Cultural, Museu dos Correios, através dos quais divulga o trabalho dos artistas em instituições culturais.

Sobre o curador

Artista, curador, pesquisador e professor, natural de Rio Grande/RS, Paulo Vega Jr é licenciado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul (2008), Mestrado em Artes pela Universidade de Brasília (2013) e Doutorado em Artes pela Universidade de Brasília (2018). Fez seu Estágio Doutoral na Universidade de Varsóvia, no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos. Pesquisador-membro do GEPPA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Artísticas da Universidade de Brasília, seus principais temas de interesse são: Arte Conceitual – anos 1960/1970; Arte Contemporânea; Arte Neoconceitual/Pós-conceitual; Autobiografia; Conceitualismo Romântico; Cotidiano; Identidade; Memória; Relação Arte/Vida.

Serviço:

Pop Up do Shopcasapark

Abertura | 23/11, a partir das 12h

Marcas convidadas | Oficina Francisco Brennand, Marbre, Omni Pieces, Tidelli, Umana e Yes I Am Jeans

Onde | Mezanino da Livraria da Travessa do Casapark

Funcionamento | De terça a sexta, das 12h às 20h

Sábado, das 10h às 22h

Domingo, 12h às 20h

Galeria Casa Convida a Referência Galeria de Arte

Múltiplas e únicas

Gravuras e pinturas de artistas brasileiros

Curadoria | Paulo Vega Jr.

Múltiplas de | Alfredo Volpi, Antônio Maia, Arcangelo Ianelli, Arthur Luiz Piza, Claudio Tozzi, Eduardo Sued, Fayga Ostrower, Hércules Barsotti, Lêda Watson, Luiz Martins, Manabu Mabe, Paulo Whitaker, Roberto Burle Marx, Siron Franco e Tomie Ohtake

Únicas de | Adriana Rocha, Clarice Gonçalves, David Almeida, Luiz Mauro, Marcelo Camara, Patrícia Furlong, R.Godá, Rafael Vicente, Selma Parreira e Veridiana Leite

Abertura | 23/11, a partir das 12h

Visitação | Até 10/01/2024

De terça a sexta, das 12h às 20h

Sábado, das 10h às 22h

Domingo, 12h às 20h


Comments


bottom of page