top of page

Artistas brasilienses trazem aos palcos do DF o espetáculo [Im]penetrável


Em meio a uma jornada de sucesso pelo país, os atores brasilienses Luanna Rocha e Hugo Carvalho estreiam nova temporada do espetáculo [Im]penetrável. Pela primeira vez no DF, a peça tem sido destaque pelo público do Rio de Janeiro e da Mostra Internacional de Teatro de Catalão.

Ele é do Guará. Ela, do Jardim Botânico. Nascidos e criados aqui no quadradinho, ambos compartilham a paixão pelo teatro e são exemplos da capacidade artística da cidade em desenvolver talentos de destaque no cenário cultural nacional. Luanna Rocha soma no currículo participações televisivas em “Amor à Primeira Vista” e “Quadradim Candango”, quadro destinado às atrações e curiosidades do DF. A artista também se destaca no cinema nos longas “Cano Serrado” e “Os Espetaculares”, além de inúmeros trabalhos audiovisuais e teatrais.

O guaraense Hugo Carvalho é conhecido por seus personagens em “O Outro Lado do Paraíso”, “Eu, a Vó e a Boi”, “Verdades Secretas 1”, “Topíssima”, “Gênesis” e “Reis”. O artista tem ainda duas premiações como melhor ator com o longa “Pra Onde Levam as Ondas”, filme ganhador de mais de 16 prêmios em 13 países. Mesmo com todo o currículo de sucesso, voltar para casa com um novo espetáculo ainda traz um frio na barriga. “O coração está a mil. É muito significativo poder atuar em casa e reencontrar na plateia tantos rostos conhecidos”, afirma ansioso Hugo.

O processo artístico do espetáculo [Im]penetrável teve início em 2019, junto ao diretor e dramaturgo Dill Diaz. Com um enredo provocativo e reflexivo sobre as fragilidades de um relacionamento sem comunicação, o coletivo de artistas Grupo NADA desenvolveu um trabalho autoral por meio da pesquisa cênica e da potencialização de suas jornadas profissionais, buscando novos espaços no cenário teatral nacional. A estética e os desenhos de cena foram moldados a partir das limitações impostas pela realidade de alguns teatros e pela ausência de patrocínio ou apoio financeiro. Esses obstáculos provocaram os artistas a encontrar soluções diante da precariedade. Quando se percebeu que a estrutura ideal para a iluminação não seria possível, os próprios atores assumiram a operação do espetáculo, com a disposição intencional de luminárias que integram e interagem com a encenação, sem depender de equipamentos convencionais dos teatros. Essa solução, apresentada pelo iluminador Higor Filipe, também brasiliense, obrigou o grupo a repensar todo o processo e a forma de abordagem. Assim, nasce [Im]penetrável, iluminado pelo brilho das lâmpadas e pela ressignificação do desafio.

Para Luanna Rocha, o espetáculo marca um momento especial em sua carreira. “Foram anos de amadurecimento do projeto para que ele pudesse ganhar vida. Estar de volta à Brasília com uma obra tão linda e poder sentir de perto o afeto e o carinho daqueles que acompanharam tudo desde o início é extremamente simbólico”, diz emocionada. “Já parou pra pensar em quantas coisas a gente grita por dentro e silencia por fora? E em quantos silêncios transcendem as palavras?” Para ela, essas são apenas algumas das inquietações que [Im]penetrável traz. “Eu acredito que todo e qualquer momento junto ao espetáculo é como um convite. Um convite a olhar pra nós mesmos com mais afeto, a ouvir as palavras não ditas, a sentir aquilo que ecoa em nosso peito, a [re]conhecer o melhor e o pior de nós, a explorar os nossos abismos com coragem. A compreender quem realmente somos e, sobretudo, um convite a abraçar a complexidade da nossa existência”, compartilha a atriz.

Para prestigiar o talento e retorno dos artistas brasiliense, os ingressos para o espetáculo [Im]penetrável são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site Sympla (https://www.sympla.com.br/espetaculo-impenetravel__2058079). A peça é realizada por meio do Fundo de Apoio à Cultura e estará em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo, nos dias 15, 16, 22 e 23 de Julho.

Comments


bottom of page