top of page

Brasília sedia seminário internacional sobre transição energética


O Brasil se prepara para um evento de grande relevância no cenário mundial. O Seminário Internacional de Transição Energética - rumo à neutralidade carbônica ocorrerá em Brasília, no dia 21 de novembro, reunindo profissionais e líderes de diversos setores para debater desafios e oportunidades da transição energética sustentável e as metas de neutralidade de carbono estabelecidas pelo Acordo de Paris, assinado por quase 200 países. O evento será sediado pelo Senado Federal, no auditório do Interlegis, das 14 às 19h. As inscrições gratuitas estão abertas no site www.acaoresponsavel.org.br.

O Acordo de Paris estabeleceu metas ambiciosas para limitar o aumento das temperaturas globais - a dois graus Celsius, preferencialmente, a um grau e meio. Para alcançar esses objetivos, foi acordada a redução das emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030 e a busca por emissões zero, ou até mesmo valores negativos, até 2050. No entanto, o mundo continua a enfrentar um aumento na demanda global de energia, que, de acordo com a Agência Internacional de Energia, pode crescer entre 25% e 30% até 2040 - o que representaria um aumento nas emissões de CO2 e o agravamento das mudanças climáticas.

Nesse contexto, a transição para uma matriz energética mais limpa e a neutralidade de carbono até 2050 tornaram-se prioridades globais.

O Brasil e o mundo

O nascente mercado de hidrogênio verde está se apresentando como uma peça central na transição energética global que busca fontes energéticas mais limpas e sustentáveis. Produzido com fontes energéticas renováveis de baixa emissão de CO2, fica evidente que o hidrogênio verde desempenhará um papel crucial na redução das emissões em setores altamente emissores de gases de efeito estufa, como o transporte pesado, a indústria química, mineração e siderurgia.

Com uma demanda internacional em alta, é possível perceber um crescente volume de investimentos em projetos para produção de hidrogênio verde ao redor do mundo.

Neste cenário, o Brasil encontra-se em uma posição estratégica única, com abundância de recursos naturais essenciais para a produção de hidrogênio renovável, como irradiação solar intensa, ventos favoráveis, espaço territorial disponível para a geração de energia solar e eólica e abundância de biomassa, que pode ser usada na produção de hidrogênio verde por meio de processos biológicos, contribuindo ainda mais para a sustentabilidade ambiental.

O evento

Com uma programação repleta de conteúdo informativo e relevante, o Seminário Internacional de Transição Energética promete ser um facilitador aos diálogos sobre a transição e as estratégias de cooperação às metas até 2050, reunindo especialistas e líderes de diversos setores, como representantes do governo federal, governos estaduais, agências reguladoras, empresas do setor energético e de tecnologia, bancos de investimento, instituições de pesquisa, embaixadas, organizações não governamentais, entre outros.

“O Seminário Internacional reafirma o compromisso aos diálogos, visa um esforço conjunto de diversos setores da sociedade brasileira e internacional, com o propósito de transformar reflexões e tecnologias em diretrizes de políticas públicas, fortalecendo e mapeando o papel do Brasil no cenário internacional. Neste trazendo o hidrogênio verde como vetor na transição energética, rumo a neutralidade carbônica.”, explica Clementina Moreira Alves, presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, instituição curadora do evento com o apoio do Congresso Nacional e do Governo Federal.

O evento também abordará projetos de lei em tramitação no Congresso, incluindo legislações relacionadas ao hidrogênio e ao mercado de carbono, além de pautas importantes relacionadas à transição energética, como o Plano Nacional de Hidrogênio (PNH2) do Ministério de Minas e Energias, o Plano de Industrialização Sustentável do MDIC e o Plano Nacional de Economia Verde do Ministério da Fazenda.

O Seminário ocorrerá no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães do Senado Federal, com transmissão ao vivo pela TV Senado e TV Câmara, e pelo YouTube do Interlegis.

Serviço: Seminário Internacional de Transição Energética - rumo à neutralidade carbônica

Data: 21 de novembro de 2023, das 14 às 19h

Local: Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães - Av. N2, Bloco 2 do Senado Federal - Brasília-DF

Inscrições gratuitas: www.acaoresponsavel.org.br

bottom of page