top of page

Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

Após ser escolhido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), o Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina em 2027. A eleição ocorreu nesta sexta-feira (17) durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia.


A candidatura do Brasil superou a proposta conjunta da Alemanha, Bélgica e Holanda. O Brasil, que já foi anfitrião de duas edições da Copa do Mundo Masculina, recebeu 119 votos, enquanto a candidatura europeia obteve 78 votos.


Avaliação A proposta brasileira já havia sido a mais bem avaliada pelos técnicos da Fifa, que realizaram uma inspeção em fevereiro e elaboraram um relatório de quase cem páginas. O Brasil alcançou uma nota quatro (de um máximo de cinco), enquanto a candidatura de alemães, holandeses e belgas obteve 3,7. O relatório, divulgado no início de maio, destacou os estádios escolhidos para o evento e o apoio do Governo Federal à candidatura.


"Essa decisão anunciada pela Fifa terá um grande impacto positivo no futebol feminino brasileiro e na vida de milhões de mulheres no Brasil. Além de investir na realização da Copa do Mundo, toda a cadeia produtiva do futebol feminino no Brasil e na América do Sul dará um grande salto de desenvolvimento", comemorou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, em depoimento ao site da entidade.


A delegação brasileira em Bangcoc também contou com as ex-jogadoras Aline Pellegrino (atual gerente de Competições Femininas da CBF) e Formiga (única a disputar sete Copas do Mundo), além da atacante Kerolin (atleta da Seleção e do North Carolina Courage, dos Estados Unidos). O grupo também incluiu os consultores Ricardo Trade, Valesca Araújo, Jacqueline Barros e Manuela Biz, além do ministro do Esporte, André Fufuca.


"Gostaria de parabenizar todas as mulheres que trabalham e trabalharam, as Pioneiras [como são conhecidas as primeiras jogadoras a representarem a seleção feminina], as atletas atuais, por essa Copa do Mundo em 2027. Esta é uma vitória do futebol feminino. Tenho certeza de que temos o potencial para realizar a maior Copa do Mundo Feminina da história", disse Aline, que defendeu o Brasil nos Mundiais de 2004 e 2007, ao site da CBF.


"Dedico essa vitória também aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que certamente será um dos estados-sede da Copa Feminina de 2027. Quero reiterar o compromisso do presidente Lula e do Governo Federal em ajudar a reconstruir o estado. Não mediremos esforços para que nosso povo se reerga no menor tempo possível e para que possamos juntos comemorar outras vitórias do Brasil", completou Fufuca, na rede social X (antigo Twitter).


Comments


bottom of page