top of page

Comunidades do Sol Nascente/Pôr do Sol recebem oficinas gratuitas de economia criativa


O "Ninho das Artes" está avançando para sua quarta fase comemorando conquistas significativas. Até o momento, mais de 500 capacitações foram realizadas por meio de cinco oficinas nas regiões do Recanto das Emas, Estrutural e Riacho Fundo II. Essas oficinas abrangem uma variedade de atividades, desde a criação de uma Feira Colaborativa até apresentações de fábulas cativantes para o público infantil. Agora, é o momento de estender essas atividades às creches e à comunidade do Sol Nascente/Pôr do Sol. Até o final de setembro, um conjunto diversificado de iniciativas será oferecido às comunidades da Creche Pingo de Ouro e Creche Crescente RN, abrangendo desde atividades recreativas para as crianças até workshops de capacitação destinados a toda a comunidade.

O projeto Ninho das Artes é uma iniciativa do Instituto Cidade Céu e conta com o patrocínio da Neoenergia Brasília, através do respaldo da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), concedida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec). Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos no edital "Transformando Energia em Cultura" da Neoenergia, o "Ninho das Artes" opera com os seguintes princípios fundamentais: cultura, educação, emprego e fomento de comunidades sustentáveis, especialmente dentro do contexto das creches localizadas no Distrito Federal.

Ao longo do programa, a ação proporciona 100 horas aula por Região Administrativa, abrangendo a comunidade interna e externa da creche - monitores, merendeiros, professores, auxiliares e pais dos alunos. Essas aulas abarcarão uma combinação de teoria e prática, todas supervisionadas por orientação pedagógica. Para as crianças, uma atividade lúdica será a grande atração disponível, na forma da fábula "O Coelho e o Casamento da Onça", uma adaptação realizada por Sérgio Maggio a partir do universo de fábulas concebido por Monteiro Lobato.

Jones Schneider, produtor cultural e líder do Instituto Cidade Céu, compartilha: "O Ninho das Artes fortalece e intensifica os vínculos comunitários que já se estabeleceram em relação a essas creches. As oficinas conduzidas nas fases anteriores evidenciaram a viabilidade de expandir a compreensão das comunidades, criando oportunidades de ganhos financeiros e difundindo os princípios de reciclagem e conscientização ambiental", comemora.

*Feiras criativas e renda para a comunidade*

O enfoque central do Ninho das Artes é sobre a economia criativa. O projeto engloba processos educativos que resultam em produtos prontos para serem facilmente apresentados em feiras colaborativas, tudo com base nos princípios de reciclagem e sensibilização ambiental. As oficinas abarcam diversas áreas, desde a elaboração de brinquedos tradicionais até a personalização de vestuário, artesanato e organização de eventos de mercado, com a valiosa contribuição de profissionais proeminentes nos âmbitos da cultura e economia criativa no panorama brasileiro.

*Objetivos de Desenvolvimento Sustentável*

São 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. De acordo com as premissas da Neoenergia, parceira da ONU no Brasil, o Ninho das Artes trabalha com quatro (ODS) – 4: Educação de Qualidade, 8:Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17: Parcerias e Meios e Implementação.

*Serviço: Ninho das Artes Etapa Sol Nascente/Pôr do Sol*

28 de agosto a 15 de setembro

Fábulas: “O Coelho e o Casamento da Onça Fábula dia Sol Nascente

05/09 - 14h30 e 16h

Creches: Instituto e Creche Pingo de Ouro

Creche Crescente RN

Local das oficinas: Instituto Mãos Solidárias

*Oficinas*

Oficina de Artesanato de 28/8 a 01/9, das 8h30 às 12h, com Eliane Teixeira

Oficina de Construção de Brinquedos Criativos 28/8 a 01/9, das 13h30 às 17h, com o palhaço Mandioca Frita

Oficina de Gastronomia Integral de Alimentos, de 4/9 a 8/9, das 8h30 às 12h, com a chef Alessandra Brant

Oficina de Customização de Roupas, de 4/9 a 8/9, das 13h30 às 17h, com a estilista Fernanda Ferrugem

Oficina de Organização de Bazar Cultural/Feira, de 11/9 a 15/9, das 8h30 às 12h, com a coordenadora de exposições Ângela Francini

As oficinas serão realizadas no Instituto Mãos Solidárias e o participante pode escolher todas as opções

Este projeto tem recursos da Lei de Incentivo à Cultural do Distrito Federal e patrocínio da Neoenergia Brasília

A realização é do Instituto Cidade Céu de Arte Educação e Cultura

O projeto Ninho das Artes fortalece o trabalho das creches da cidade e tem reserva de vagas gratuitas para a comunidade.

Instagram: @ninhodasartesprojeto

Realização @institutocidadeceu


Atendimento à imprensa

Atendimento à imprensa: assessoria@gibicomunica.com

Isabella Gomes - (61) 99968-7704



bottom of page