top of page

Confira algumas das datas mais importantes para o Comércio Exterior em 2024

O ano está começando e, quem trabalha na área de comércio exterior, precisa estar atento ao calendário. Isso porque algumas datas podem afetar o planejamento ou serem cruciais para os negócios. 

De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO e fundador da Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior por meio de uma plataforma completa end-to-end, ajudando gestores a planejar, monitorar e automatizar o seu supply chain, início de ano é uma fase de planejamento. “Trace seus objetivos, metas, prazos, recursos, projetos e tudo o que deve ser feito para conquistá-los. Ao criá-los, lembre-se que, em um mercado volátil, sazonal e moldado a fatores externos, nem sempre é possível controlar tudo, mas é importante estar atento aos principais acontecimentos, muitos deles já esperados na agenda”, afirma. 

Ele explica que o mês de  janeiro, por exemplo, requer atenção para  um dos maiores feriados internacionais: o Ano Novo Chinês. “O país asiático é um dos nossos principais parceiros comerciais e a parada de uma semana em suas operações comerciais internacionais afeta diretamente a cadeia logística global”, conta. Já em março, segundo Hofstatter, é necessário ainda mais planejamento em razão de dois feriados nacionais e um internacional com três dias de duração.

Fique atento a algumas das principais datas do setor: 

  • 15/01 - Feriado internacional - Martin Luther King Jr. Day (EUA)

  • 28/01 - Dia do Comércio exterior/Dia do Exportador/ Dia do portuário

  • 28/01 - Logcomex Talks Despachantes Aduaneiros - 2ª edição

  • 01/02 - S&OP Summit: encontro de líderes de planejamento de supply chain

  • 10/02 - Ano Novo Chinês

  • 12 e 13/02 - Carnaval

  • 22/02 - Comex hoje

  • 28/02 a 02/03 - Intermodal South America 2024

  • 04/03- Qingming - feriado chinês de três dias

  • 29/03 e 31/03 - Sexta Feira Santa e Páscoa

  • 09/04 - Meeting Comex

  • 11/04 - Brasil Supply Chain and Logistics Summit

  • 08/05 a 10/05 - Itajaí Comex Summit

  • 22/05 a 24/05 - Feira Internacional de Logística - Brasil Log

  • 30/05 - Corpus Christi

  • 19/06 - Juneteenth (EUA)

  • 22/06 a 24/06 - Dragon Boat Festival (China)

  • 23/07 - Logistique

  • 03/09 - Intra Log South America

  • 04/09 - Labor Day (EUA)

  • 01/10 a 07/10 - Golden Week (China)

  • 12/10 - Feriado de Nossa Senhora Aparecida

  • 28/11 - Thanksgiving (EUA)

  • 29/11 - Black Friday

  • 25/12 - Natal

  • 31/12 - Reveillon

Segundo o CEO da Logcomex, além de feriados e eventos importantes, é recomendável estar sempre de olho em oportunidades de negócios. “Datas como Black Friday e Natal, por exemplo, exigem que as estratégias estejam prontas até meados do mês anterior. Isso porque é preciso tempo hábil para selecionar as ofertas e começar as comunicações para aquecer o público para obter os melhores resultados desta sazonalidade”, aconselha.   

O executivo explica que também é importante já ter um esboço do planejamento para 2025 antes do ano de 2024 terminar, para garantir que as estratégias sejam definidas com tempo hábil para ajustes e flexibilidade para correções. “É preciso tempo para pensar com calma no que você vai precisar fazer para garantir bons resultados no próximo ano”, finaliza. 

 

Sobre a Logcomex

Criada em 2016, a Logcomex desenvolve soluções de tecnologia e oferece uma plataforma que auxilia as empresas no planejamento, monitoramento e automatização do supply chain global. A maior startup de comércio exterior do Brasil conta com aproximadamente 300 colaboradores, e está presente em mais de 11 países espalhados por cinco continentes. A empresa oferece soluções como visibilidade em tempo real, eficiência na gestão de ponta a ponta da operação e informações estratégicas para negócios que atuam no comércio exterior. Para saber mais, acesse o site.  

Sobre Helmuth Hofstatter

Empreendedor Endeavor, co-fundador e CEO da Logcomex, estudou administração e comércio internacional, possui mais de 20 anos de experiência no segmento de logística internacional, tecnologia e comércio exterior. É especialista em gestão de produtos e apaixonado por desenvolver soluções voltadas ao universo do comércio exterior. Desde 2016 lidera a empresa e é diretamente responsável pelos times de Tecnologia.


Posts Relacionados

Ver tudo

© 2024 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page