top of page

G20: Ministra Margareth Menezes abre Reunião Virtual da Cultura nesta quarta (13)

A ministra Margareth Menezes abre a Reunião Virtual do Grupo de Trabalho da Cultura no G20 nesta quarta-feira (13). O encontro, realizado por videoconferência, começa às 8 horas e são esperados representantes dos 21 países membros do grupo, além de oito países convidados e 12 organizações internacionais. 

“A cultura é o recurso mais potente para promover a paz e harmonia. A Cultura gera resultados reais de crescimento econômico sustentável; é ferramenta de enfrentamento às desigualdades e promotora da transformação e da justiça social”, ressaltou a chefe da Pasta. 

Quatro eixos nortearão as ações do GT ao longo de 2024 no âmbito da presidência brasileira, sendo eles: Diversidade cultural e inclusão social; Direitos autorais e ambiente digital; Economia Criativa e desenvolvimento sustentável; e Preservação, salvaguarda e promoção do Patrimônio Cultural e Memória. 


G20 

Este é o quarto ano de reuniões de Cultura no G20. A primeira foi realizada em 2021, sob a presidência da Itália, passou pela Indonésia, pela Índia, e agora, está no Brasil – que assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023 e ocupará até 30 de novembro deste ano. 

Nesse período, serão realizadas 130 reuniões, sendo 24 ministeriais, em 15 cidades-sede das cinco regiões do país. São elas: Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI). 

O critério de escolha dos locais foi distribuir os eventos pelo território nacional - não ficando apenas nas cidades que costumam receber esses eventos - de forma a promover a imagem do Brasil, dar visibilidade aos temas em discussão e engajar a sociedade como um todo nos debates relacionados aos três eixos da agenda brasileira no G20: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável; e reforma da governança global. 

ServiçoAbertura Reunião Virtual G20Data: 13 de março (quarta-feira)Horário: 8hLocal: sede do G20 - Prédio do Serpro Regional Brasília - Módulos E, G e V Via L2 Norte SGAN 601 - Asa Norte, DF.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page