top of page

IBRAM organiza em Brasília o evento "Cultura & Mineração -- Sarau Conexões Barrocas"

Cultura & Mineração – Sarau Conexões Barrocas celebra a história, a arte e a gastronomia brasileiras

A importância econômica e a influência da mineração no período colonial deixou legados que podem ser percebidos em diversas manifestações culturais, na arquitetura barroca das igrejas e casarões, na música e nas festas populares, que refletem a riqueza e a diversidade cultural daquela época. 

Em reconhecimento à relação entre a atividade mineral, a história e a cultura no Brasil, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizará, no próximo dia 24 de abril, em Brasília (DF), o evento “Cultura & Mineração – Sarau Conexões Barrocas”. O sarau terá lugar na sede do IBRAM, a partir das 18h30, e tem o apoio do Museu da Inconfidência e da Estrada Real. 

O evento pretende explorar as ricas manifestações históricas e culturais influenciadas pela mineração. O programa inclui uma variedade de atividades relacionadas à história, à arte e à gastronomia, oferecendo uma experiência enriquecedora e envolvente para os participantes. O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, divulgará dados sobre investimentos do setor mineral na Cultura. 

Confira a programação:

  • “Cultura e Mineração” – Palestra com Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito de Ouro Preto (MG), explorando a interseção entre cultura e mineração no estado.

  • “Por Dentro do Museu da Inconfidência” – Uma apresentação com Alex Calheiro, Diretor do Museu da Inconfidência, oferecendo uma visão única sobre o museu e seu papel na preservação da história.

  • Recital “Memórias dos Afetos no Barroco Mineiro” – Uma performance artística envolvente, que explora as emoções e os sentimentos por trás do estilo barroco na arte mineira.

  • “Comida com História” – Uma experiência gastronômica única com Milsane Sebastião, cozinheira e pesquisadora da história dos ingredientes, revelando as conexões entre comida e história.

O evento tem patrocínio da AngloGold Ashanti e da Vale.


DATA: 4ª feira (24/4)

HORÁRIO: 18h30

LOCAL: Sede do IBRAM - Brasília (DF) - SHIS QL 12, Conjunto Zero Casa 4 - Lago Sul


Posts Relacionados

Ver tudo

留言


bottom of page