Nova temporada do Eixão do Jazz volta com programação especial e repleta de surpresas
top of page

Nova temporada do Eixão do Jazz volta com programação especial e repleta de surpresas

O projeto Eixão do Jazz, que aconteceu entre junho e outubro de 2023, sempre aos domingos no Eixão do Lazer, entra em seu segundo ano de existência agora na 207 Norte a partir do dia 05 de maio, prometendo uma nova temporada cheia de novidades e experiências incríveis.

 

Nascido como mais uma ação do Coletivo Superjazz, o Eixão do Jazz tem como objetivo levar para as ruas toda a riqueza e a diversidade do jazz, celebrando a cada domingo, encontros de grandes artistas da nossa cidade com um público fiel e amante da música instrumental. Na primeira temporada foram 20 edições, com uma média de 120 artistas participantes entre músicos e djs, em uma programação musical que privilegiou o que há de melhor na música do nosso Quadrado com tributos a nomes como Miles Davis, João Donato, Flora Purim, John Coltrane, Elis Regina, Herbie Hancock e Leny Andrade, entre outros.

 

A programação musical, que continua diferenciada, unindo grandes artistas, instrumentistas e grupos do DF em homenagens a mestres do Jazz e da Música Brasileira, estreia com um super tributo a Ella Fitzgerald com a jovem cantora Débora Sasb e o Trio Nós Três. Ainda para maio estão programados nomes incríveis da nossa música como a guitarrista e compositora Marlene Souza Lima, o Paulo Black Quarteto, que vai fazer um tributo ao mestre do trompete Freddie Hubard e, para fechar o mês, o guitarrista, compositor e arranjador Zé Krishna.

 

Além de shows com artistas convidados e discotecagens em vinil com os DJs Dudão Melo e Mario SartÔ, cada edição é finalizada com um encontro de músicos que se juntam para uma jam session, quando a improvisação, principal característica do jazz, toma conta do Eixão do Lazer, propiciando momentos inesquecíveis para o público presente.

 

E as novidades chegaram também na praça de alimentação, agora com mais variedades e opções para o público. O Eixão do Jazz conta com uma estrutura pensada para dar maior conforto, como banheiros químicos higienizados e tendas para a proteção do sol. Além disso, conta com o apoio de food trucks e expositores locais, que propiciam uma experiência ainda mais prazerosa com cervejas artesanais, drinks, hamburguers, pizzas, salgados, doces, café, açaí, tabacaria, além de discos de vinil, livros e arranjos de flores.

 

Outra novidade para este ano é o Varal do Jazz, que visa unir ao projeto outras manifestações artísticas da Capital Federal. Como na literatura de cordel e como um varal não de roupas, mas de arte, esta iniciativa propõe ser um espaço criativo livre a cada edição do Eixão do Jazz. Uma vez por mês será escolhido e convidado um artista da cidade para expor seus trabalhos nas áreas de artes visuais, literatura, teatro e outras linguagens artísticas. Também estão previstos expositores de artesanato, bijuterias, livros e discos de vinil.

E o primeiro convidado do Varal do Jazz é o artista visual, ilustrador, designer gráfico e consultor na área de Comunicação Visual, Paulo Andrade. Mineiro, radicado em Brasília desde a década de 1970, já realizou diversas exposições individuais e coletivas no DF, além de levar o seu trabalho para cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Nova Iorque e Costa Rica. Para esta primeira edição, Paulo Andrade está preparando uma série inédita que tem como principal inspiração os elementos musicais com ênfase no jazz.

 

Sobre Débora Sasb e Trio Nós Três:

Nascida na Ceilândia, Débora Sasb é estudante de Canto Popular na Escola de Música de Brasília e graduanda em Fonoaudiologia pela UnB, que já atua nos bastidores cuidando de cantores como professora de canto e preparadora vocal. Amante do Soul, R&B, Hip Hop, Jazz, MPB e afins, traz essas referências na construção de sua identidade vocal.

 

O Trio Nós Três, composto por Leo Sena (bateria), Luís Porto (baixo) e Vinícius Faraco (guitarra), vem se destacando no cenário da música instrumental da cidade pela sofisticação de suas composições e arranjos, além da qualidade técnica dos seus jovens integrantes.

 

Este show homenageia a rainha do jazz Ella Fitzgerald, fazendo um passeio por várias eras de sua prestigiosa carreira, que evoluiu em simbiose com o estilo — passando pela era do swing, pelo bebop e pelos famosos songbooks, que se tornaram grande parte do cânone do jazz.

 

Sobre o Coletivo Superjazz:

Tendo como ponto de partida a improvisação, o Coletivo Superjazz busca seus limites entre o acústico e o digital, o Jazz e a música Afro Brasileira, tanto nas suas discotecagens, shows ou jam sessions com músicos convidados. Idealizado pelo radialista e produtor musical Dudão Melo em 2004, o Superjazz já passou por diferentes clubes e festivais em cidades como São Paulo, Salvador, México, Buenos Aires, Luanda e New Orleans. O Coletivo Superjazz também produz curadorias e conteúdos especiais para festas, festivais, rádios e web.

 

 

Serviço:

Eixão do Jazz 2024 - 2ª Temporada

Domingo | 12h | Eixão do Lazer | 207 Norte | Gratuito

               - 05/5:  Tributo a Ella Fitzgerald com Débora Sasb e Trio Nós Três

               - 12/5: Marlene Souza Lima

               - 19/5: Tributo Freddie Hubbard com Paulo Black Quarteto

               - 26/5: Zé Krishna

 


bottom of page