top of page

Nova temporada do Eixão do jazz volta com programação especial e repleta de surpresas

O projeto Eixão do Jazz, que aconteceu entre junho e outubro de 2023, sempre aos domingos no Eixão do Lazer, entra em seu segundo ano de existência, agora na 207 Norte, a partir do dia 05 de maio, prometendo uma nova temporada cheia de novidades e experiências incríveis.

 

Nascido como mais uma ação do Coletivo Superjazz, o Eixão do Jazz tem como objetivo levar para as ruas toda a riqueza e a diversidade do jazz, celebrando a cada domingo, encontros de grandes artistas da nossa cidade com um público fiel e amante da música instrumental. Na primeira temporada foram 20 edições, com uma média de 120 artistas participantes entre músicos e djs, em uma programação musical que privilegiou o que há de melhor na música do nosso Quadrado com tributos a nomes como Miles Davis, João Donato, Flora Purim, John Coltrane, Elis Regina, Herbie Hancock e Leny Andrade, entre outros.

 

A programação musical, que continua diferenciada, unindo grandes artistas, instrumentistas e grupos do DF em homenagens a mestres do Jazz e da Música Brasileira, estreia com um super tributo a Ella Fitzgerald com a jovem cantora Débora Sasb e o Trio Nós Três. Ainda para maio estão programados nomes incríveis da nossa música, como a guitarrista e compositora Marlene Souza Lima, o Paulo Black Quarteto, que vai fazer um tributo ao mestre do trompete Freddie Hubard e, para fechar o mês, o guitarrista, compositor e arranjador Zé Krishna.

 

Além de shows com artistas convidados e discotecagens em vinil com os DJs Dudão Melo e SartÔ, cada edição é finalizada com um encontro de músicos que se juntam para uma jam session, quando a improvisação, principal característica do jazz, toma conta do Eixão do Lazer, propiciando momentos inesquecíveis para o público presente.

 

E as novidades chegaram também na praça de alimentação, agora com mais variedades e opções gastronômicas para o público. O Eixão do Jazz conta com uma estrutura pensada para dar maior conforto, como banheiros químicos higienizados e tendas para a proteção do sol. Além disso, conta com o apoio de foodtrucks e expositores locais, que propiciam uma experiência ainda mais prazerosa com cervejas artesanais, drinks, hamburguers, pizzas, salgados, doces, café, açaí e tabacaria.

 

Outra novidade para este ano é o Varal do Jazz, que visa unir ao projeto outras manifestações artísticas da Capital Federal. Como na literatura de cordel e como um varal não de roupas, mas de arte, esta iniciativa propõe ser um espaço criativo livre a cada edição do Eixão do Jazz. Uma vez por mês será escolhido e convidado um artista da cidade para expor seus trabalhos nas áreas de artes visuais, literatura, teatro e outras linguagens artísticas. Também estão previstos expositores de artesanato, bijuterias, livros e discos de vinil.

E o primeiro convidado do Varal do Jazz é o artista visual, ilustrador, designer gráfico e consultor na área de Comunicação Visual, Paulo Andrade. Mineiro, radicado em Brasília desde a década de 1970, já realizou diversas exposições individuais e coletivas no DF, além de levar o seu trabalho para cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Nova Iorque e Costa Rica. Para esta primeira edição, Paulo Andrade está preparando uma série inédita que tem como principal inspiração os elementos musicais com ênfase no jazz. (gravura em anexo).

Ainda seguindo com as novidades, para essa nova temporada vamos contar também com a parceria da “Tropicália! Feira de Discos”, que hoje é considerada a mais completa feira de discos do Centro-Oeste. A cada edição, expositores de discos de vinil levarão os seus acervos e farão promoções exclusivas para os amantes dos queridos bolachões. Para este domingo (5) estarão presentes as lojas “Astoria Discos” (@astorias_discos), “Quitanda Discos” (@quitandaesudiogaleria) e “Discaos” (@disc.caos),  contribuindo ainda mais para a valorização da cultura do vinil e dos djs para o Eixão do Jazz.

 

Sobre Débora Sasb e Trio Nós Três:

Nascida na Ceilândia, Débora Sasb é estudante de Canto Popular na Escola de Música de Brasília e graduanda em Fonoaudiologia pela UnB, que já atua nos bastidores cuidando de cantores como professora de canto e preparadora vocal. Amante do Soul, R&B, Hip Hop, Jazz, MPB e afins, traz essas referências na construção de sua identidade vocal.

 

O Trio Nós Três, composto por Leo Sena (bateria), Luís Porto (baixo) e Vinícius Faraco (guitarra), vem se destacando no cenário da música instrumental da cidade pela sofisticação de suas composições e arranjos, além da qualidade técnica dos seus jovens integrantes.

 

Este show homenageia a rainha do jazz Ella Fitzgerald, fazendo um passeio por várias eras de sua prestigiosa carreira, que evoluiu em simbiose com o estilo — passando pela era do swing, pelo bebop e pelos famosos songbooks, que se tornaram grande parte do cânone do jazz.

 

Sobre o Coletivo Superjazz:

Tendo como ponto de partida a improvisação, o Coletivo Superjazz busca seus limites entre o acústico e o digital, o Jazz e a música Afro Brasileira, tanto nas suas discotecagens, shows ou jam sessions com músicos convidados. Idealizado pelo radialista e produtor musical Dudão Melo em 2004, o Superjazz já passou por diferentes clubes e festivais em cidades como São Paulo, Salvador, México, Buenos Aires, Luanda e New Orleans. O Coletivo Superjazz também produz curadorias e conteúdos especiais para festas, festivais, rádios e web.

 

 

Serviço:

Eixão do Jazz 2024 - 2ª Temporada

Domingo | 12h | Eixão do Lazer | 207 Norte | Gratuito

               - 05/5:  Tributo a Ella Fitzgerald com Débora Sasb e Trio Nós Três

               - 12/5: Marlene Souza Lima

               - 19/5: Tributo Freddie Hubbard com Paulo Black Quarteto

               - 26/5: Zé Krishna


bottom of page