“Planejamento Parental” busca auxiliar pais separados que possuem filhos
top of page

“Planejamento Parental” busca auxiliar pais separados que possuem filhos


Com previsão de lançamento no próximo sábado (14), o livro, desenvolvido por uma advogada especialista em Direito de Família, busca desenvolver um processo harmonioso entre os ex-cônjuges

A pesquisa intitulada “Estatística do Registro Civil”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contabilizou que, em 2018, houve uma redução de 1,6% nos registros de casamentos, quando comparados ao ano anterior. Em contrapartida, os divórcios aumentaram 3,2%.


Em muitos casos em que há a separação do casal, inúmeros conflitos surgem e podem gerar um grande desgaste até depois da assinatura dos papéis. Para os que têm filhos, é possível que o processo se torne ainda mais moroso e complicado. Sabendo desse problema e buscando promover um diálogo saudável nos casos em que há crianças e adolescentes envolvidos no processo de ruptura, a Editora Leader lançará o livro "Planejamento Parental", no próximo sábado (14).


Francielle Lima, autora da obra e pós-graduada em Direito de Família e Sucessões, pela Faculdade Legale, de São Paulo (SP), busca organizar e planejar a nova rotina dos pais com os seus filhos para que seja possível harmonizar o dia a dia sem conflitos.


"Cada família tem sua própria regra do 'jogo', pois possuem os seus valores éticos e morais que, por sua vez, são baseados em crenças, religião e até mesmo referência parental. O livro, na verdade, vem ao encontro de um mecanismo com a participação ativa dos filhos. É importante ressaltar que é preciso muita doação e comprometimento nesse processo", informa a advogada.

Andréia Roma, CEO da Editora Leader, enxerga a obra como uma grande oportunidade para que haja menos atritos no momento do divórcio.


"Muitos pais, quando se separam, projetam as suas dores e crises em cima dos seus filhos. Apesar de, muitas vezes, ser uma ação involuntária, gera um grande desgaste para as crianças e adolescentes. O planejamento da Francielle traz, de forma sintetizada, uma agenda capaz de trazer produtividade e o equilíbrio para as famílias. É uma honra acompanhar um projeto tão importante assim", comenta Andréia.


Card Game

Além do livro "Planejamento Parental", a Editora Leader também lançará o Card Game da obra. A ideia é que o profissional responsável utilize o material para trabalhar com as famílias durante o processo do divórcio.


O Card Game poderá ser adaptado de acordo com o conhecimento específico de cada profissional que utilizará os recursos no jogo apresentado - advogado, terapeuta, psicólogo, constelador ou professor. O que precisa ficar claro é que não há certo e errado, desde que faça sentido para a família.


"O cliente poderá ampliar a consciência do contexto em que ele está inserido com o seu ex-cônjuge e filhos. O intuito do jogo é transportar o conflito, muitas vezes interno, para o consciente. Dessa forma, será mais fácil encontrar a sua solução", explica Francielle.

Entretanto, é primordial que o profissional esteja conectado com o cliente, em ambiente calmo, em uma conexão com ele mesmo, para que não haja interferências. “Lembramos que, no momento, a sua opinião não faz sentido algum. Apenas ouça atentamente e busque entender”, complementa.


De acordo com a advogada, o jogo é um método do autoconhecimento que permite aos participantes percorrerem uma jornada simbólica a partir da qual se tornam conscientes os aspectos psíquicos que permeiam a interação entre afeto, vínculo dentro de um sistema familiar.

“De forma divertida e inusitada, é possível identificar bloqueios e desenvolver estratégias de ação para uma vida próspera, harmônica e equilibrada, respeitando a hierarquia do sistema familiar a que pertencem”, diz.

bottom of page