Residência Tecnológica possibilita 73% de empregabilidade para estudantes de TI
top of page

Residência Tecnológica possibilita 73% de empregabilidade para estudantes de TI

O estudante Paulo Henrique da Silva nunca imaginou que estaria trabalhando no maior Home Center do Norte e Nordeste no 5º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Aos 23 anos, Paulo atua no cargo de Associate Software Engineer na Ferreira Costa, gigante varejista com mais de 140 anos de mercado, considerada o maior Home Center do Norte e do Nordeste. "É nesta disciplina que podemos vivenciar como o mercado profissional funciona e sentir como será atuar na área", destaca.

De acordo com ele, a experiência adquirida na disciplina de Residência Tecnológica interferiu para que alcançasse a atual posição no ramo. Atualmente, a disciplina é ofertada pelo Porto Digital em parceria com instituições de ensino superior e grandes empresas. Na prática, esse acordo tem o objetivo direcionado à formação de capital humano qualificado preparado para as reais necessidades do mercado."A Residência Tecnológica me proporcionou aprender com a Ferreira Costa e mostrar que eu merecia uma oportunidade. Sem a disciplina, isso não teria ocorrido", acrescenta o estudante Paulo Henrique.O Porto Digital é um dos maiores parques tecnológicos da América Latina e o mais novo parceiro da Universidade Católica de Brasília. Em 2024, a instituição passa a ofertar os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação com a disciplina Residência Tecnológica.Composto por mais de 460 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e mais de 17 mil profissionais e empreendedores, o Porto Digital cria imersão prática ideal entre o mercado de trabalho e os estudantes de TI, contribuindo com a formação de uma geração de profissionais. Hoje, são 2.700 estudantes que participam da experiência, e 650 já estão formados. Dados do Porto Digital revelam que a empregabilidade é de 73% entre os estudantes que terminaram o curso.


Aposta certa para o futur

oDe acordo com levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de tech no Brasil vai gerar 797 mil vagas de emprego até 2025. Além disso, segundo relatório do Google divulgado recentemente, o mercado brasileiro terá um déficit de pelo menos 500 mil profissionais na área de tecnologia até 2025. "Ocorre que esse déficit é tanto quantitativo, com menos pessoas formadas do que a necessidade do mercado, quanto qualitativo: as pessoas estão saindo da formação sem as habilidades necessárias para o mercado. Habilidades técnicas e comportamentais", comenta a Superintendente de Formação e Inovação do Porto Digital, Marcela Valença.O coordenador da Residência Tecnológica, Rodrigo Pereira, explica que ao participar dessa imersão dentro de empresas, os estudantes aumentam o seu repertório técnico e vivenciam diferentes experiências a cada semestre. "Nos primeiros períodos, os alunos desenvolvem ideias de negócios e aprendem programação front-end. No terceiro período, focam em banco de dados e ciência de dados. No quarto período, constroem soluções funcionais completas. No último período, trabalham em habilidades comportamentais e eliminam defasagens técnicas."Desde que as parcerias iniciaram em 2019, já foram desenvolvidos pelos estudantes lojas virtuais, sites corporativos, aplicativos para usos diversos e soluções para processos das empresas, entre elas tanto startups quanto multinacionais como NTT DATA, Avanade, Accenture, Liferay, CESAR, Ferreira Costa, Real Hospital Português, Zro Bank, ANK, Bidweb Security, Tempest, Neurotech, Bradesco, Di2Win, Sistema Jornal do Commercio e Ustore.


Processo seletivo

Para os interessados nos cursos de TI que desejam participar dessa nova forma de ensino, o processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 está com inscrições abertas e gratuitas. É possível se inscrever no Vestibular Digital ou aplicar a nota do Enem. O prazo vai até 26 de março de 2024. Acesse o edital completo no site ucb.catolica.edu.br.


Sobre UCB

A Universidade Católica de Brasília (UCB) completa 50 anos em 2024 como a melhor instituição de ensino superior privada do Distrito Federal e do Centro-Oeste do país. Em 2023 conquistou nota 4 no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC), um dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior, permanecendo líder no ranking no Centro-Oeste. Ocupa também a 5ª posição entre as melhores universidades privadas brasileiras no ranking anual 'World University Rankings', da consultoria britânica Times Higher Education (THE).


Sobre o Porto Digital

Há mais de 23 anos, o Porto Digital é reconhecido como um dos principais parques tecnológicos e centros de inovação da América Latina. Localizado na área central do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. O parque atualmente conta com mais de 17 mil colaboradores distribuídos em mais de 460 empresas, gerando um faturamento anual de 4,75 bilhões de reais. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal.


bottom of page