top of page

Shows de Siba e Juliana Linhares movimentam o 6º Bonecos de Todo Mundo em Taguatinga


A música nacional ganha lugar de destaque na programação do 6º Bonecos de Todo Mundo - Festival Internacional de Teatro de Bonecos. No Teatro Yara Amaral - Sesi Taguatinga, o evento apresentará shows musicais com artistas que dialogam diretamente com as culturas populares. O pernambucano Siba abre os trabalhos na quinta-feira, dia 14. Já no sábado, 16, a potiguar Juliana Linhares apresenta o disco “Nordeste Ficção”. Ambos os shows começam às 21h, com entrada franca. Os ingressos podem ser retirados previamente na plataforma Sympla ou diretamente no Sesi, no dia dos shows. 


Nascido em Recife e com forte ligação com a Zona da Mata Norte de Pernambuco, Siba é um dos principais mestres da nova geração do maracatu e dos cirandeiros. Na banda Mestre Ambrósio, desenvolveu um estilo musical inovador e singular, marcado pelo diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. Também fundou o grupo Fuloresta, junto com músicos tradicionais de Nazaré da Mata (PE). Nesta vinda a Taguatinga, também apresentará seu trabalho solo, onde compõe, canta e toca guitarra, acompanhado por Rafael dos Santos (bateria), Mestre Nico (voz, percussão e sopro) e Aline Falcão (teclados).

Juliana Linhares é cantora, compositora e atriz, nascida em Natal (RN) e residente no Rio de Janeiro desde 2012. É a voz à frente da banda Pietá. No Bonecos de Todo Mundo, apresentará o show do seu primeiro disco solo, o aclamado “Nordeste Ficção”. O álbum exala a identidade cultural da cantora e contrapõe estereótipos criados sobre o que é ser “nordestino”, com inspirações no livro ‘A invenção do Nordeste e outras artes’, de Durval Muniz. Um show imaginado como um roteiro de teatro, um romance de autoficção e um docudrama cinematográfico que promete balançar o público.“Eu me sinto meio boneca do meu próprio traballho. O ‘Nordeste Ficção’ muitas vezes me trouxe esse lugar. Eu sou a minha própria ficção e tô montando essa boneca Juliana para fazer esse trabalho, essa pessoa que canta esse trabalho. Eu amo estar num festival de teatro porque eu vim do teatro, eu sou do teatro e acho que o meu show dialoga com o teatro, com a performace, com a luz, com o corpo. Então eu me sinto até mais autorizada para brincar em cena e buscar desenvolver mais ainda essa linguagem no festival”, conta Juliana.Os dois shows musicais do 6º Bonecos de Todo Mundo trazem artistas que têm os pés fincados no Nordeste do Brasil, região de onde se origina o Mamulengo, teatro popular de bonecos que é patrimônio cultural brasileiro, também conhecido como Babau, João Redondo ou Cassimiro Coco. “A nossa ideia para essa e outras edições é ampliar o público dos festivais de bonecos através da presença de artistas de outras áreas que dialogam com a cultura popular e que trazem obras de grande qualidade e abrangência”, afirma o bonequeiro e brincante Chico Simões, curador do evento.


Bonecos do mundo todo


O Teatro Popular de Bonecos é uma brincadeira milenar presente em diferentes países, nos cinco continentes. Um patrimônio cultural do mundo! Criado em 2018 e produzido pela BTM Produções, o festival Bonecos de Todo Mundo se consagra por promover, em Taguatinga (DF), o encontro intercultural entre bonequeiros(as) de diversas nacionalidades, abrangendo diferentes linguagens e técnicas de manipulação de bonecos. 


Nesta sexta edição, o evento integra espetáculos de companhias do DF, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Argentina, Chile e Itália. A programação se estende entre os dias 11 e 17 de março, sempre com entrada franca, ocupando o Sesi Taguatinga, o Taguaparque e escolas públicas. No dia 16 de março, às 15h, também será realizada uma roda de conversa aberta ao público, com o tema “O Teatro Popular de Bonecos e a Educação Patrimonial”.O 6º Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), sob a curadoria de Chico Simões e coordenação de produção de Clara Nugoli.SERVIÇO

VI Bonecos de Todo Mundo - Shows Musicais


Siba: 14 de março (quinta), 21h

Juliana Linhares: 16 de março (sábado), 21

Onde: Teatro Yara Amaral - Sesi Taguatinga NorteEntrada: franca - retirada de ingressos na plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro

Classificação indicativa: livre

Informações: camaleaocultural@gmail.com  



PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Teatro Yara Amaral - Sesi Taguatinga- 14 de março | 21h: Siba (PE)- 16 de março | 21h: Juliana Linhares - “Nordeste Ficção” (RN)


TEATRO DE BONECOSTeatro Yara Amaral - Sesi Taguatinga- 14 de março | 19h30: Pocket Show Marionetes | Catin Nardi/Teatro Navegante (MG)- 15 de março | 19h30: Guarattelle e Musica | Irene Vecchia (Itália) - com audiodescrição- 15 de março | 21h: Frankenstein | Viajeinmóvil  (Chile) - com audiodescrição- 16 de março | 15h: Prosa “O Teatro Popular de Bonecos e a Educação Patrimonial”- 16 de março |  19h30: Botando boneco por baixo do pano | Shicó do Mamulengo (RN)

Taguaparque - 17 de março- 9h30: Títeres Sakados Del Tacho | Sakados del Tacho (Argentina)

- 10h: Bonecos em Cena | Circo Boneco e Riso (DF) -com Libras


- 10h30: Mamulengando: o Rei do Mamulengo | Mamulengo Saruê (DF) -com Libras

Comments


bottom of page