top of page

Vitrine Conceito + Coletivo Lote 1 | Experimentações em porcelana e madeira na Hill House

No dia 9 de maio, a partir das 17h, a Hill House inaugura a mostra de artes visuais do Coletivo Lote 1 e a vitrine conceito criada pelo artista Mário Jardim que realiza um site specific com trabalhos em cerâmica e a Poltrona Chifruda, de Sérgio Rodrigues. A Hill House fica no Casapark, Piso Térreo, loja 125, Brasília - DF. Telefone: (61) 3361-1705. Instagram @hillhouseloja. Horário de funcionamento, de segunda a sábado, das 10h às 20h.

 

Reunindo tradições e culturas, presente e passado o artista visual Mário Jardim criou um site specific para a vitrine da Hill House: Um painel cerâmico com relevos de romãs e a icônica Poltrona Chifruda de Sergio Rodrigues. Executado em maiólica, técnica de cerâmica tradicional mediterrânea do século XVI, e terracota, a mais primitiva e tradicional técnica de cerâmica, o painel interage com a poltrona criada em 1962 e que tem formas arrojadas com elementos do imaginário e simbologias que reportam à arte e à cultura africana e nórdica. “É uma peça que alcançou um status de preciosidade e raridade. Ela nos remete à fortuna, à tradição e à restauração”, afirma o artista. Ainda que o protótipo tenha sido feito nos anos 1960, a poltrona só foi produzida para venda em edição limitada a 40 peças em 2009. A poltrona que está à venda na Hill House é raridade. Ela é a de número 39. 

 

No espaço dedicado à Decameron, marca ícone de mobiliário brasileiro, o Coletivo Lote 1 formado pelos artistas visuais Carppio de Moraes, Cintia Falkenbach, Leci Augusto, Marilu Cerqueira, Mario Jardim, Nadia Bacin e Valéria Pena-Costa, junto com os convidados Lelê Macedo e Fernando Bueno apresenta uma série de peças em porcelana e madeira, resultado de experimentos com argila, técnicas de cerâmica oriental e discussões em grupo. Valéria Pena-Costa, que também assina a curadoria da exposição, afirma que o grupo partiu do elemento água para no decorrer do processo de pesquisa constatar que os elementos terra, fogo e ar deveriam ser considerados na execução dos objetos. “A porcelana, originada na terra, também habita o universo das artes do fogo. O mesmo fogo que queima, limpando e colorindo as madeiras velhas - coletadas no abandono e salvas do descarte.  O fogo é um antigo recurso de extinção e inibição da proliferação de fungos e insetos, é técnica de escurecimento de madeiras e um propiciador de formas inusitadas, quando partes frágeis, ao serem queimadas, se soltam e nos oferecem desenhos naturais que incorporamos aos objetos e suportes. Já o ar é o aparente vazio que preenche vazios. É a liga imaginária, o espaço dado e ocupado pelo imaterial, é onde se instala a intenção da arte e os anseios do observador”, completa a curadora.

 

A mostra do Coletivo Lote 1 e a Vitrine Conceito ficam em exibição na Hill House até o dia 31 de agosto, com visitação livre para todos os públicos no horário de funcionamento da Hill House.

 

Serviço:

Vitrine Conceito + Coletivo Lote 1

Onde | Hill House | Casapark  

Quando | 09/05, a partir das 17h

Inauguração da Vitrine | Mário Jardim + Poltrona Chifruda de Sergio Rodrigues

Inauguração da mostra | Coletivo Lote 1

Artistas | Carppio de Moraes, Cintia Falkenbach, Leci Augusto, Marilu Cerqueira, Mario Jardim, Nadia Bacin e Valéria Pena-Costa

Convidados | Lelê Macedo e Fernando Bueno

Visitação | Até 31/08

                    De segunda a sábado, das 10h às 20h

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Endereço | Casapark, Piso Térreo, loja 125, Brasília - DF

Telefone | (61) 3361-1705

Instagram | @hillhouseloja


bottom of page