14 de abril é comemorado o dia da Tannat. Saiba mais sobre essa uva e o vinho
top of page

14 de abril é comemorado o dia da Tannat. Saiba mais sobre essa uva e o vinho



Oi turma! Sextou! Estava sumida por motivos de muito trabalho (sorry)!

Porém, hoje vamos falar da uva Tannat. Domingo vamos comemorar o dia dessa maravilhosa uva que eu gosto muito! Com intuito de homenagear a importância do Tannat para o Uruguai, o Instituto Nacional de Viticultura declarou o dia 14 de abril como o Dia do Tannat - no intuito de relembrar o dia do falecimento de Harriague, 14 de abril de 1894, e o seu duradouro legado no Uruguai.


Acredita-se que essa variedade foi originada no sudoeste da França, onde sua forte presença tânica é usada como principal ingrediente das misturas vermelhas - raramente vinificadas por si próprias. Mas no clima quente e atlântico do Uruguai, o Tannat se tornou uma verdadeira celebridade no país


Sobre suas características marcantes

As grossas peles do Tannat, que dão a sua cor profunda e o tornam o vinho tinto mais saudável do mundo (rico em antioxidantes, antocianinas e resveratrol), amadurecem bem sob o sol quente, enquanto as temperaturas amenas da costa significam que o Tannat uruguaio preserva acidez refrescante e os aromas definidos da ameixa, framboesa e especiarias.


O estilo tradicional do Tannat uruguaio, que também é popular nas regiões vinícolas do Uruguai, é um vinho Tannat mais estruturado e digno da idade, envelhecido em barricas de madeira de carvalho por um ano ou mais. Esses vinhos costumam ficar na adega por mais de uma década e, em muitas das vinícolas familiares mais antigas do Uruguai, é possívelu desarrolhar os vinhos Tannat dos anos 80 e 90, que mostram o potencial fantástico desse vinho para o envelhecimento.


É fascinante saber que a Tannat tenha se dado bem em um país famoso por suas carnes e assados. O cordeiro uruguaio é o prato mais famoso para se harmonizar com um Tannat.

Vou deixar a indicação de rótulos facilmente encontrados em supermercados, padarias e restaurantes importados por a porto a porto no Brasil.



Apresenta aroma de frutas escuras, com notas de chocolate e tostado. Em boca possui excelente acidez com taninos bem estruturados e final equilibrado.


Este vinho é resultado das mais modernas e exigentes técnicas de processamento para a extração suave, que resultam em aromas elegantes e sutis dessa variedade de uva. Apresenta aroma frutado e em boca é seco, fresco e de corpo e estrutura intensos para um rosé, além de possuir acidez equilibrada.



Apresenta aromas complexos e elegantes que lembram couro, café, tabaco, além de frutas vermelhas. Em boca é intenso, sedoso e complexo, com taninos muito maduros e longo final.



Apresenta intensos aromas de frutas maduras com notas de tabaco e café. Em boca, tem estrutura, taninos maduros e final persistente.



Apresenta aromas de frutas vermelhas, baunilha, chocolate com notas de café e tabaco. Em boca é seco, possui boa acidez, é encorpado e com taninos bem estruturados.

bottom of page