4 dicas para construir ou reformar sua casa mesmo durante a chuva
- há 2 horas
- 3 min de leitura

Chove, chuva! E muita, felizmente! Se você é daqueles que ama a chuva, vai se agradar até o final do mês de março ou até mais, dependendo das variações climáticas. É que estamos no verão, que se prolonga, oficialmente, até o dia 20 de março. A estação é caracterizada no Brasil por dias longos, altas temperaturas e muita chuva. Neste período uma dúvida que surge é: posso fazer alguma manutenção ou reforma em meu lar ou adiantar minha construção?
A resposta, segundo o engenheiro Lucas Antonelle, gerente de manutenções da rede de lojas de materiais de construção Irmãos Soares, é: sim. Mas, para se ter sucesso, é preciso se atentar ao planejamento, organização e segurança desta obra.
Para quem está construindo, ele orienta, o ideal é que no período de chuva a casa já esteja coberta, seja com laje ou com telhado, pois assim é possível fazer qualquer tipo de serviço interno, como instalação de piso, instalação de revestimento, pintura, instalação de acabamentos, pias, instalação de louças e bacias sanitárias. “No caso de reforma, a perspectiva é a mesma, prefira fazer esse tipo de serviço interno durante o período de chuvas. É possível fazer manutenções no sistema elétrico, pintura interna, troca de piso, louças e metais, entre outros”, destaca ele.
É importante, portanto, se planejar para garantir a segurança da obra e qualidade do serviço. Entre os cuidados necessários durante esse período, segundo o especialista, um dos mais necessários é quanto à correta armazenagem dos materiais, para evitar desperdício e garantir a qualidade da obra. Veja dicas do engenheiro Lucas Antonelle, gerente de manutenções da Irmãos Soares:
1 - Cuidado com a umidade
Se você armazenar certos materiais como argamassas para assentamento de piso ou cimento, por exemplo, em locais que recebam umidade, eles poderão endurecer e você perderá o material. Portanto, cubra totalmente e se certifique de que não há respingos e infiltrações no local de armazenamento. Uma ideia é não deixar em contato direto com o chão. Ferramentas elétricas também podem estragar, vale redobrar a atenção.
2 - Feche as embalagens corretamente
Produtos já abertos merecem cuidado extra. Tintas, por exemplo, é um produto que requer bastante atenção: não deixe a lata aberta. Se ela pegar a umidade da chuva, vai ter sua composição alterada e isso pode danificar completamente o produto, tornando-o impróprio para o uso.
3 - Evite locais que não tenha ventilação
Ter um local de armazenamento protegido não significa que ele tenha de ser totalmente fechado. Ao contrário, ele precisa também ter boa ventilação. No período chuvoso, a umidade do ar aumenta muito, então, locais que não tenham ventilação e higienização correta podem ser acometidos por mofo, portanto evite deixar materiais delicados em barracões de obra externos, que não tenham atenção constante.
4 - Use sempre EPIS
Essa dica parece dispensável, mas não é, porque o uso dos equipamentos de proteção individual, os EPIS, algumas vezes são negligenciados quando são realizadas obras menores ou feitas pela própria família. Não caia nesta cilada. Use luvas, capacete, bota emborrachada com bico de PVC, óculos de proteção, cintos de segurança se for fazer trabalho em altura, e tenha atenção redobrada com trabalhos envolvendo a eletricidade em período chuvoso, pois a água é uma boa condutora de eletricidade.
Não manusear ferramentas elétricas debaixo de chuva ou debaixo de garoa. Confira sempre antes de ligar essas ferramentas. Veja se a tomada ou o filtro de linha/extensão que está sendo utilizada não está molhada ou se não tem algum ponto em contato com a água.
Outra questão importante é observar se o local da obra está nem seco antes de iniciar os trabalhos. Esse simples passo, previne quedas, que podem ser graves, o que além de prejudicar sua saúde, pode comprometer o andamento da obra.













Comentários