top of page

5 situações em que lavar roupa fora de casa é indispensável

Na última década, a máquina de lavar roupas tornou-se um dos principais objetos de desejo dos brasileiros. Não à toa, sua presença nos domicílios país afora saltou de 58,7% do total, em 2014, para 70%, em 2023, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, mesmo que sete em cada 10 lares contem com o eletrodoméstico, há momentos em que levar a roupa para uma lavanderia pode ser mais vantajoso. Além disso, a lavagem em máquinas profissionais traz uma série de benefícios em relação aos equipamentos domésticos.

             Além da rotina cada vez mais atribulada das pessoas, outros fatores influenciam para que esse tipo de negócio seja cada vez mais procurado: a quase extinção da profissão de lavadeira, a maior presença de homens que moram sozinhos, a inserção da mulher no mercado de trabalho e as áreas das lavanderias residenciais cada vez menores.  Outro diferencial das máquinas profissionais é a economia. Dependendo do caso, levar as roupas a uma lavanderia pode ser mais vantajoso do que manter uma máquina de lavar em casa, arcando com os custos de água, luz e produtos de limpeza. Para se ter uma ideia, segundo um estudo da Universidade de Michigan, mais de um quinto (21%) da conta de água doméstica é resultado da lavagem de roupas. Confira os casos em que é melhor lavar a roupa na lavanderia:

1-Situações urgentes

Você se prepara para um evento especial e, quando abre o guarda-roupas, percebe que aquela camisa ou vestido pensado para a ocasião está sujo. Qual a solução? Lavar e secar a roupa em casa irá demorar de quatro a cinco horas – pelo menos. Mas, em uma lavanderia de autoatendimento, o processo completo pode ser feito em uma hora. Bingo!

2- Antes de viajarAntes de viajar, é preciso organizar as roupas e demais itens que serão usados na viagem. Muitas vezes, algumas peças de roupas ficam fechadas no roupeiro sem serem utilizadas e, na hora de irem para a mala, estão sujas ou com cheiro desagradável. Para garantir que a lavagem e secagem das peças será feita da melhor forma, sem depender dos humores do clima, levá-las a uma lavanderia é uma boa solução. Em uma hora, você terá todos os itens limpos e secos, prontinhos para a viagem, sem precisar torcer para que não chova para você conseguir fazer todo o processo em casa.

3- Durante uma viagemEm um texto antológico, aos 85 anos e prestes a morrer, o escritor argentino Jorge Luis Borges diz que, se pudesse voltar no tempo, levaria menos bagagem nas viagens. “Eu era um desses que nunca ia à parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um paraquedas; se voltasse a viver, viajaria mais leve.” Nada como a sabedoria do tempo. Hoje, seja por restrições no tamanho das bagagens em aviões, seja pelo espaço apertado do porta-malas do carro, seja por comodidade, todo mundo quer levar menos bagagens. No caso das roupas, em vez de se levar uma peça de cada tipo (cueca, calcinha, calça, vestido, camiseta, bermuda etc.) por dia, uma solução é levar menos peças e colocá-las para lavar durante a viagem. Aí entra outro problema: em hotéis, o serviço de lavagem costuma ser bastante caso. Solução? Levar a roupa a uma lavanderia de autoatendimento – ao contrário do que muitos pensam, esses serviços contam hoje com preços bastante acessíveis.

4- Em períodos de agenda cheiaQuando se está com as horas contadas para dar conta de compromissos profissionais, acadêmicos, pessoais e sociais, sobra pouco – ou nenhum – tempo livre para fazer todo o processo de lavagem e secagem de roupas em casa. Nessas situações, o melhor a fazer é escolher uma hora durante o dia em que se possa trabalhar remotamente enquanto se aguarda o processo automático de lavagem e secagem das roupas – lavanderias de autoatendimento como a Aquamagic mantêm estruturas ideais para quem precisa utilizar o notebook no período de espera, incluindo wi-fi, ar-condicionado, bancadas e até máquinas de café.

5- Roupas delicadas e difíceis de lavarLavar roupas de cama e mesa demanda um grande espaço para a secagem, algo que nem sempre existe em abundância nos lares brasileiros. Já alguns tecidos mais leves e delicados costumam ser suscetíveis a mancharem em caso de lavagens caseiras. Em ambas as situações, a melhor recomendação é levar as peças a uma lavanderia, com a garantia de que em pouco tempo elas estarão limpas, cheirosas e – o melhor – sem manchas.

 

Vantagens das máquinas profissionais 

Você sabia que uma máquina de lavar e secar roupas profissional, utilizada em lavanderias de autoatendimento, pode custar mais de R$ 80 mil? A diferença no patamar de preço para os aparelhos de uso doméstico, encontrados no mercado a partir de R$ 1,5 mil – um equipamento profissional pode custar mais de 50 vezes o preço de um doméstico –, tem um motivo: as máquinas profissionais oferecem uma série de vantagens em relação às convencionais.

A principal talvez seja a própria qualidade da lavagem. Quem já lavou roupas em máquinas profissionais sabe que a qualidade da lavagem é bastante superior à obtida em máquinas convencionais. “As roupas pretas saem da máquina brilhantes e sem os tradicionais ‘pelinhos’ comuns nas lavagens caseiras”, exemplifica Carleise Gambini, fundadora da Aquamagic.

Segundo a empresária, ao lavar roupas em máquinas profissionais, as peças acabam durando mais, uma vez que os equipamentos das lavanderias utilizam a quantidade certa de sabão e amaciante, o que nem sempre acontece nas lavagens caseiras. Assim, na lavagem caseira, além do próprio desperdício dos produtos, há o risco de as roupas serem danificadas.

Para completar, quando se utiliza quantidades excedentes de sabão, mais água é consumida no processo de enxágue. Já na lavanderia, com menos uso de água, energia e a dosagem certa de sabão e amaciante, o custo diminui, fazendo com que o consumidor usufrua produtos de primeira linha a preços acessíveis. “Nas máquinas profissionais, as toalhas saem macias, como as toalhas de hotéis, diferentemente das lavagens caseiras, que entregam toalhas rígidas, quase quebradiças”, diz Carleise.


Posts Relacionados

Ver tudo

Especialista explica sobre holding familiar

Holding familiar é uma empresa que possui participação acionária significativa em outras empresas, geralmente com o objetivo de administrar e controlar o patrimônio familiar, bem como facilitar a suce

bottom of page