6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa vai debater envelhecimento multicultural e democracia a partir de terça-feira (16)
- Rodrigo Carvalho
- há 12 horas
- 2 min de leitura
Nesta semana, Brasília (DF) receberá a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI) para fortalecer a pactuação interfederativa, aprimorar a formulação de políticas públicas e promover sua implementação com base na realidade dos territórios e na participação social. O evento acontece entre os dias 16 e 19 de dezembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e é parte de um processo conferencial que, desde o início do ano, mobilizou pessoas em quase 2,6 mil etapas municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e livres.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a 6ª CONADIPI reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a promoção do envelhecimento digno, inclusivo e equitativo, e marca a retomada do formato presencial da conferência após um hiato de nove anos. Sua 5ª edição, realizada em 2021, aconteceu virtualmente em razão da pandemia da Covid-19, impondo grandes desafios à efetividade da participação social, especialmente considerando as desigualdades de acesso às tecnologias digitais.
Além de promover uma escuta ampla e qualificada, a 6ª CONADIPI tem o papel estratégico de produzir resultados concretos que subsidiarão a agenda nacional dos direitos da pessoa idosa nos próximos anos, e marca um momento de reconstrução democrática e fortalecimento do controle social. Para tal, busca garantir a participação efetiva das pessoas idosas em toda a sua pluralidade: indígenas, negras, quilombolas, com deficiência, ribeirinhas, periféricas, LGBTQIA+, em situação de rua, em privação de liberdade e tantas outras especificidades que impactam diretamente a experiência de envelhecer no Brasil.
A abertura da 6ª CONADIPI acontecerá na terça-feira (16), às 17h. Veículos de imprensa interessados na cobertura do evento deverão se credenciar via formulário.
Exclusivo para a imprensa: credencie-se aqui.
Histórico
Segundo o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 15% da população brasileira tem 60 anos ou mais, o que indica que o Brasil já é considerado um país envelhecido. No entanto, o envelhecimento ocorre de forma distinta para os diferentes grupos e classes sociais, refletindo desigualdades históricas e estruturais que impactam o processo de envelhecer no Brasil.
O cenário evidencia a urgência de políticas públicas que considerem a diversidade das múltiplas velhices e enfrentem idadismo — forma de discriminação baseada na idade que restringe a participação social e o exercício pleno da cidadania. Assim, a CONADIPI cumpre papel estratégico ao promover uma escuta ampla e qualificada entre governo e sociedade civil.
Serviço
6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa IdosaData: 16 a 19 de dezembroLocal: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) - SCES, Asa Sul Trecho 2 Conjunto 63 Lote 50 - Plano Piloto, Brasília (DF)






