top of page

A Filme Queimado, a feira de fotografia analógica, chega ao Museu Nacional para a sua quarta edição


Prepare-se para uma imersão no universo nostálgico e apaixonante da fotografia analógica! No próximo sábado, 19 de agosto, das 15h às 21h, o Museu Nacional da República será o cenário da aguardada quarta edição da Feira de Fotografia Analógica Filme Queimado, fazendo parte da programação do Festival Mês da Fotografia. Com uma proposta jovem e descontraída, o evento promete celebrar a essência artística e autêntica da fotografia analógica no coração de Brasília.

A Filme Queimado nasceu no Bom e Velho Mercado de Antiguidades em 2022 para reunir em uma tarde agradável os clientes e amigos entusiastas da fotografia analógica. Agora, em sua quarta edição, a feira cresceu e chegou ao coração da cidade. “Para nós é uma alegria poder realizar a Filme Queimado no Museu Nacional durante o Festival Mês da Fotografia. A feira nasceu para promover a troca entre apaixonados pela fotografia analógica e fomos formando uma comunidade ao longo dessas quatro edições. Chegar ao Museu significa poder receber mais pessoas no nosso círculo analógico”, diz Alice Lopes um dos idealizadores da Filme Queimado

Tanto quem já tem experiência quanto quem está começando a se aventurar na arte da fotografia analógica vai encontrar o que procura na Filme Queimado. O evento contará com a presença de figuras ilustres da cena de fotografia de Brasília, por isso resolvemos falar um pouco deles.

Ignacio Navarro ganhou de amigos e colegas fotógrafos o título de maior colecionador de câmeras de Brasília e não foi à toa. Hoje sua coleção particular conta com câmeras Nikon, Contax, Hasselblad, Rolleiflex, Yashica, Olympus e outras marcas curiosas, algumas das quais estarão à venda na Filme Queimado neste sábado.

oBarco Estúdio é um dos realizadores do evento e marcará presença na feira recebendo filmes para revelação e com diversas câmeras e filmes fotográficos à venda, além de uma câmera lambe-lambe fazendo retratos analógicos durante o

evento. oBarco Estúdio é um espaço de experimentação que vem navegando desde 2015 na onda do ressurgimento da cultura fotoquímica, oferecendo cursos, vivências, insumos e serviço de laboratório no Distrito Federal.

O Granulado representa bem a nova onda de jovens interessados em fotografia analógica. Por lá o fotógrafo Bernardo de Oliveira comanda um estúdio de revelação e digitalização de negativos, além de vender filmes, câmeras analógicas e acessórios. O Granulado marca presença na Filme Queimado com uma seleção de câmeras analógicas e filmes que estarão disponíveis para venda.

Os entusiastas da fotografia analógica Taygoro Kudo, Roberto Justino, professor e fotógrafo e Rodrigo Tarqüinio, fotografo digital, marcam presença na Filme Queimado disponibilizando parte de seu acervo de câmeras de diversos formatos, tanto de filme tradicional (135) quanto de médio formato (filme 120).

O pessoal do Desapego Analógico tem centenas de equipamentos vendidos e buscam oferecer bons equipamentos legais por um preço mais legal ainda. E o do Relíquias Analógicas tem como objetivo reestabelecer a ligação entre as pessoas e o universo fotográfico analógico. Ambos estarão na Filme Queimado com uma seleção especial de câmeras e acessórios.

Quem está procurando filmes fotográficos não pode deixar de conferir os stands do Hugo Prioto da Brasília Analógica, ele trará para a Filme Queimado alguns filmes raros o seu objetivo é democratizar e enriquecer o acesso à fotografia analógica a custos mais acessíveis.

Vindo diretamente de Belo Horizonte (minas gerais) o pessoal do Festival de filmes vencidos (FFV) são apaixonados pelo registro de texturas envelhecidas e pelas descobertas de películas esquecidas pelo mundo. Trarão para a Filme Queimado deste sábado uma seleção especial de filmes fotográficos de seu vasto acervo.

O Lab.irinto.Lab vem de São Paulo especialmente para a Filme Queimado. O laboratório paulistano é especializado na revelação e digitalização de Super8 e 16mm e tem a missão de manter esses formatos vivos no Brasil. Para a Filme Queimado eles trarão: Filmes de 35mm rebobinados/de efeito e Equipamentos de Super8 e 16mm.

O Laboratório de Fotografia Analógica Mais.Grão também marca presença na Filme Queimado! Especializado em ampliações fotográficas, revelação de filme, cursos de fotografia e laboratório, o Mais.Grão nasceu com objetivo de estudar a fotografia analógica em relação à revelação de filmes e o processo de ampliação

tradicional de negativo no sistema foto-químico, e também ministra cursos na área de revelação e ampliação.

Além da possibilidade de bater um papo com quem entende de fotografia analógica e poder levar para casa um filme ou sua câmera dos sonhos, a Filme Queimado propõem ao público duas atividades práticas voltadas a fotografia analógica. Ambas serão gratuitas e abertas ao público, não será necessário realizar inscrição

Das 15h às 17h, Vinicius Cardoso, laboratorista do oBarco Estúdio, vai conduzir uma atividade demonstrativa no interior do trailer do projeto Fotolata - Arte e Ciência, onde os participantes poderão presenciar o uso do próprio trailer como câmera obscura para fazer uma foto em papel fotográfico que depois será revelada à luz vermelha.

E das 17h e 19h, ao lado do trailer do projeto Fotolata Arte e Ciência, Vinicius Campos, laboratorista e membro do Labirinto Lab (SP), irá propor uma demonstração de filmagem e revelação de película super 8 preto e branco durante a feira Filme Queimado. Os participantes poderão acompanhar o processo do início ao fim e se familiarizar com o formato.


A Filme Queimado é uma realização Bom e Velho Mercado de Antiguidades, oBarco Estúdio, Festival Mês da Fotografia e Photo Agência.


Programação:

15h - Abertura da feira

15h às 17h - Atividade demonstrativa de câmera obscura no trailer do projeto Fotolata - Arte e Ciência com Vinicius Cardoso

17h às 19h - Demonstração de filmagem e revelação de película super 8 preto e branco com Vinicius Campos, laboratorista e membro do Labirinto Lab (SP) 20h - Projeção Mapeada na Cúpula do Museu Nacional da República - parte da programação do Festival Mês da Fotografia


SERVIÇO:

Feira Filme Queimado

Data: 19 de agosto

Horário: de 15h às 21h

Atividades: gratuitas - abertas ao público

Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2 próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Brasília - DF, Embaixo da rampa do Museu) Informações: @filmequeimado.bsb

Acesso: livre

Comments


bottom of page