top of page

A poesia do RAP e do Repente em Festival na Casa do Cantador

Nas noites de 14 e 15 de junho, a Casa do Cantador recebe duas expressões artísticas que têm na marcação rítmica e na poesia cantada seus alicerces. Uma traz a vitalidade afro-latina das periferias das cidades, já a outra é a expressão do sertão nordestino. Apesar da distância geográfica, o RAP e o Repente, desde suas origens, dão voz à resistência sociocultural a partir de contextos sociais, históricos e culturais.

 

E o encontro dessas duas vertentes da música - no mesmo palco - será em Ceilândia. RA que sintetiza a fusão de expressões culturais: uma historicamente trazida do Nordeste; e outra nascida no contexto metropolitano. Ambas tendo sido absorvidas e ressignificadas por novas gerações no conglomerado urbano, com características cosmopolitas, como é o entorno do Plano Piloto projetado.

 

 Como representantes, o Festival de RAP e Repente apresenta, em sua programação, os repentistas Chico de Assis, referência nacional; Wladimir Maiakovski, expoente da nova geração, João Santana, único repentista não nascido no NE, as violeiras repentistas paulistanas Fabiane Ribeiro e Lucinha Silva, além das declamadoras Lília Diniz e Sheila Campos. E para dar voz ao RAP, os destacados nomes Markão Aborígene; Japão do Viela 17; Thabatha Lorena e Marquim do Tropa de Elite, quatro ícones do DF.

 

Antecipando as apresentações na Casa do Cantador, o Festival realizará apresentações em Escolas Públicas de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Sol Nascente.

 

Serviço:

Festival de RAP e Repente

Local: Casa do Cantador

 

Dia 14.6.24

20h: Lília Diniz - Declamadora

20h20: Marquim do Tropa – Rapper

20h50: Chico de Assis e Wladimir Maiakovski – Repentistas

21h20: Lucina Saraiva e Fabiane Ribeiro – Repentistas

22h: Markão Aborígene – Rapper

 

Dia 15.6.24

20h: Sheila Campos – Declamadora

20h20: Thábata Lorena – Rapper

20h50: Wladimir Maiakovski e João Santana

21h20: Carlos Alberto e Erivaldo Ferreira – Repentistas

22h: Japão Viela 17 – Rapper

 

Entrada franca e livre para todos os públicos


תגובות


bottom of page