top of page

Agrupação Teatral Amacaca lança série inspirada no clássico “1984”

Estreia no próximo dia 1º, domingo, a websérie “2+2=5”, adaptação da Agrupação Teatral Amacaca (ATA) de “1984”, uma das obras de ficção mais importantes do século XX, escrita por George Orwell. São 10 episódios gratuitos lançados diariamente, entre 1º e 10 de fevereiro, no canal oficial do grupo. A série é do cineasta brasiliense Santiago Dellape e foi elaborada a partir do espetáculo multimídia de mesmo nome, dirigido pelo carioca Felipe Vidal, que tem roteiro adaptado por Rosanna Viegas com a participação do grupo, e coordenação de Abaetê Queiroz. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do DF.


A história se passa em um futuro distópico, na Oceânia, onde antes existia o Brasil, dominada por uma grande milícia religiosa chamada Metabrás. A apologia ao ódio, hipervigilância e as inteligências artificiais são fenômenos sociais e tecnológicos antecipados por George Orwell na obra original, e por isso estão evidentes em “2+2=5”. A atriz Rosanna Viegas testemunha que “foi impactante reconhecer a contemporaneidade de uma obra escrita em 1948 que, por não ser datada, tornou fluido o trabalho de mapear a realidade brasileira e mundial e os atuais fenômenos de manipulação de massa possibilitados pelas recentes tecnologias, celulares, fake news e cultura do ódio. Foi um desafio estimulante transpor essas angústias atuais, presentes no texto original, para o teatro. Manipular pensamentos e discursos é manipular as atitudes e o destino de um país, então, colocamos no texto e na obra como um todo uma espécie de alarme desagradável e necessário para sobrevivermos coletivamente”.


Dellape, que fez a captação cinematográfica para a série digital, explica que “a colaboração com a ATA na filmagem do espetáculo ‘2+2=5’ foi o encerramento de um ciclo que começou com minha pesquisa de mestrado em Artes Cênicas na UnB (Universidade de Brasília) sobre intercessões entre cena e audiovisual na obra de Hugo Rodas, iniciada em 2020 e defendida em abril de 2022, mesmo mês de partida do nosso saudoso maestro. Foi uma jornada muito intensa, em que o debate sobre as relações entre câmera e palco foi amplificado por conta da pandemia e do isolamento social”.


“O trabalho foi grande, criamos um aparato engenhoso, mas tudo dentro de um processo prazeroso, porque o diretor é talentoso, competente, compreensível e compreensivo. Ele tem uma experiência com trabalhos à distância e é aberto às nossas criações. O elenco foi participativo na criação dramatúrgica e de encenação. Tudo isso nos deixava bem à vontade. Eu, por ter experiência com teatro fora do palco convencional, pude colaborar com aspectos técnicos como iluminação, sonorização, projeções, afinal a websérie é fruto de uma encenação teatral multimídia” define Abaetê Queiroz.


No elenco estão Abaetê Queiroz, Camila Guerra, Dani Neri, Flávio Café, Iano Fazio, Juliana Drummond, Mateus Ferrari, Márcia Duarte, Pedro Tupã e Rosanna Viegas. O espetáculo estreou em outubro de 2023 dentro da programação do principal festival de teatro do Centro Oeste, o Cena Contemporânea. Em 2024 realizou nova temporada no Teatro 1 do CCBB Brasília com sucesso de público. Também circulou pelo Sesc Gama, no Teatro Paulo Gracindo. Foi vencedor do Prêmio Sesc Mais Cultura na categoria Espetáculo Destaque e Ator Destaque para Mateus Ferrari. Em 2025 fez sessões no Sesc Ceilândia e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB- RJ).


SERVIÇO

Websérie “2+2=5”Agrupação Teatral Amacaca (ATA)

Episódios diários de 1º a 10 de fevereiro

Todos os episódios disponíveis no canal oficial do grupo

Duração de cada episódio: 10 min.

Gratuito


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page