Alessandra Negrini em “A Árvore”
- há 10 minutos
- 3 min de leitura

Em seu primeiro solo, Alessandra Negrini dá voz a uma mulher em processo de reflexão, depois de ganhar uma pequena planta. Certo dia, ao limpar uma estante, A., vivida por Alessandra, se vê presa à planta por um fio de cabelo e submerge em um estranho processo, no qual observa seu corpo transformar-se em algo que desconhece. Despedindo-se de sua forma humana, A. ora narra fatos de seu cotidiano, ora se entrega a reflexões diversas, que transitam entre o lírico e o cômico.
A Árvore, com texto de Silvia Gomez e direção de Ester Laccava, faz curta temporada no Teatro Unip (913 Sul), de 27 a 30 de agosto, com sessões de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos, a partir de R$ 25, já estão à venda em https://bileto.sympla.com.br/event/123352/d/397963. A peça já fez temporadas de sucesso em São Paulo, Recife, Fortaleza, São Luís, João Pessoa e Salvador, e chega a Brasília com patrocínio local da Brasal, a convite do Circuito de Teatro Brasileiro, e tem como patrocinador nacional o PagBank.
De acordo com a atriz, a peça é composta por muitas camadas. “A. nos conta a sua história, a sua aventura mais íntima e nos oferece o testemunho de ver o seu corpo se transformando. As angústias e as alegrias dessa viagem viram palavras e imagens potentes. É uma escrita performática, uma página, uma peça, uma narrativa dessa metáfora de virar algo que não é mais si mesmo”, comenta e define: “A Árvore é um relato, um relato de amor.”
O texto, que é o primeiro monólogo de Silvia Gomez, teve como inspiração uma imagem. “Um dia, regando uma planta na estante, vi um fio do meu cabelo preso a ela. Pedi para meu filho fotografar e transformei o episódio em textos. Nesta peça, esse disparou a metamorfose, elaborando a sensação de certa forma delirante de ter sido agarrada por aquela planta, como se ela tivesse algo a dizer”, revela.
“As personagens, que escrevo são essas, que, de repente, olham para a realidade, mas não cabem mais nela, adentrando um espaço de delírio que, para mim, é, na verdade, de extrema lucidez. Um exercício de tentar elaborar o real por outra camada, reconhecendo nele as fissuras que nos permitem formular novas perguntas”, completa a autora, que foi indicada ao Prêmio Shell de dramaturgia, em 2019, por “Neste mundo louco, nesta noite brilhante”, e ao APCA, de 2022, por “Gesto”.
Ficha técnica:
Produção: Alessandra Negrini e Gabriel Fontes Paiva | Atriz: Alessandra Negrini | Texto: Silvia Gomez | Direção e concepção: Ester Laccava | Idealização: Alessandra Negrini | Assistência de direção: Giulia Lacava | Desenho de luz: Mirella Brandi | Cenografia: Camila Schimidt | Trilha sonora: Morris | Edição da trilha sonora: Chuck Hipolitho | Preparação corporal: Anderson Gouvêa | Realização de peruca: Feliciano San Roman | Técnica de luz: Giorgia Tolaini | Técnicos de som e vídeo: Thiago Rocha e Bruna Moreti | Camareira: Terezinha Caetano | Contrarregra: Vanessa Batista | Cenotécnico: Cassio Omae | Fotos: Priscila Prade | Designer gráfico: Alexandre Brandão | Assessoria de imprensa em Brasília: Território Comunicação | Produção em Brasília: Deca Produções | Produção: Corpo Rastreado | Gestão de Projeto: Luana Gorayeb | Realização: Fontes Realizações Artísticas | Patrocínio local: Brasal | Patrocínio nacional: PagBank
Serviço:
A Árvore, com Alessandra Negrini
Gênero: Drama
Local: Teatro UNIP
Endereço: SGAS 913 - Asa Sul
Temporada: de 27 a 30 de agosto.
Horários: de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.
Acessibilidade na sessão de domingo
Ingressos: A partir de R$25,00.
Bilheteria: virtual https://bileto.sympla.com.br/event/123352/d/397963 e física, sem taxas, na Belini (113 Sul)
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
O Teatro UNIP: https://www.teatrounip.com | https://www.facebook.com/TeatroUnip | @teatrounip. Bilheteria: apenas nos dias de apresentação, sábado e domingo das 14h até o início do espetáculo. Aceita todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Ar-condicionado e acesso para cadeirantes. Estacionamento gratuito. Capacidade para 500 pessoas


