top of page

Após longa estiagem, chuva cai sobre Brasília e marca início da transição climática

ree

Brasília voltou a sentir o cheiro de chuva nesta quinta-feira (18/9), depois de semanas de clima seco e temperaturas elevadas. As pancadas intermitentes que caíram ao longo do dia trouxeram alívio para a população e ajudaram a elevar a umidade relativa do ar, que vinha em níveis críticos. O céu, que amanheceu parcialmente nublado, foi ganhando mais nebulosidade durante a tarde até que as primeiras gotas começaram a cair em diferentes pontos da cidade, acompanhadas de trovoadas isoladas. A chuva refrescou o ambiente e derrubou a sensação de calor que vinha predominando nos últimos dias.


Em algumas regiões, ruas ficaram molhadas e poças d’água se formaram em áreas de drenagem deficiente, mas sem registro de grandes transtornos. O impacto mais sentido foi a mudança na atmosfera: o ar ficou mais leve, a poeira deu trégua e a população pôde respirar melhor, em contraste com o cenário dos últimos meses marcados pela estiagem. Segundo meteorologistas, o retorno das chuvas marca a transição para o período úmido no Distrito Federal, colocando fim a mais de três meses sem precipitações regulares.


A previsão para os próximos dias segue indicando instabilidade, com céu encoberto em alguns momentos e possibilidade de novas pancadas de chuva, especialmente no fim da tarde e à noite. As temperaturas devem variar entre 18°C e 29°C, proporcionando um clima mais ameno e confortável. A expectativa é de que as chuvas se tornem mais frequentes nas próximas semanas, amenizando os efeitos do longo período de seca que castigou Brasília neste inverno.

Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page