Após três anos, Jornal Castro Brothers lança campanha para seu retorno com recompensas para os fãs
- Rodrigo Carvalho
- há 8 minutos
- 4 min de leitura

O Jornal Castro Brothers, programa humorístico que conquistou milhões de visualizações com sua mistura inusitada de improviso e piadas bem pensadas, está de volta — e com a ajuda do público. Após três anos fora do ar, o projeto lança uma nova campanha de financiamento coletivo com o objetivo de ampliar ainda mais o alcance e a estrutura do programa que, durante sua exibição, se tornou um fenômeno no YouTube.
Lançado em 2020, durante a pandemia, o Jornal Castro Brothers surgiu como um projeto diante do distanciamento social,para ser uma alternativa para a produção de conteúdo do canal. Mas o que era para ser um simples passatempo, se tornou uma verdadeira válvula de escape em meio ao caos global. O programa — um jornal fictício que segue o caminho oposto ao jornalismo real — desafia seus apresentadores e repórteres a lerem notícias bizarras no teleprompter, mantendo o “profissionalismo” na medida do possível. A fórmula deu certo: mais de 70 episódios, dezenas de milhões de views e um público fiel.
A ideia é que agora o Jornal volte com força total, reformulado e com uma participação maior dos 5 milhões de inscritos que acompanham o canal. “Desde 2022, o público pedia a volta do quadro, sempre de forma carinhosa. Mas, como somos um canal independente, tudo acaba sendo muito caro — especialmente a parte de infraestrutura. Foi aí que pensamos: por que não juntar forças com o público? “, explica Marcos Castro, co-criador do Canal Castro Brothers.
Para isso, foi criada uma campanha de arrecadação com cotas de apoio de valores diversos que incluem desde o fã ter seu nome nos créditos dos episódios até benefícios mais exclusivos como acesso à live das gravações do quadro, possibilidade de participar de reuniões de roteiro e até um jantar com o elenco dos Castro Brothers, entre outras recompensas. “A ideia é que nossos fãs participem não apenas financeiramente, mas também de várias etapas do Jornal — dando ideias, participando das reuniões de pauta, virando notícia e até aparecendo em um episódio. Se a campanha der certo, a gente transforma esse poder da comunidade em algo real, como aconteceu com a campanha dos nossos jogos A Lenda do Heroi e A Lenda do Heroi 2”, comenta Castro se referindo a dois outros cases de sucesso de crowdfuinding viabilizados pelo coletivo de humoristas.
Ao longo das edições, o Jornal Castro Brothers recebeu uma constelação de talentos do entretenimento, incluindo comediantes, cantores, dubladores e streamers. Já passaram pela atração Nany People, Igor Guimarães, Murilo Couto, Fabiano Cambota, Bruna Louise, Maurício Meirelles, Ed Gama, Diogo Defante, Wendel Bezerra, Yasmin Yassine, Paulinho Serra, Evelyn Castro, Gigante Léo, Cellbit e Ana Vilela, entre muitos outros nomes. Outras informações sobre a campanha, faixas de apoio e benefícios adicionais podem ser consultadas em www.jornalcastrobrothers.com.br/campanha.
Sobre Marcos Castro
Marcos Castro é um dos mais versáteis comediantes brasileiros, combinando talento para o stand-up, a música e a criação de conteúdos digitais. Formado em Matemática Aplicada pela UFRJ, estreou no grupo Comédia em Pé em 2007 e chegou à final do quadro Quem Chega Lá, no Domingão do Faustão, em 2008, o que alavancou sua carreira. Em 2011, fundou com o irmão Matheus Castro o canal Castro Brothers, que já ultrapassou 5,5 milhões de inscritos e se tornou referência em paródias musicais, esquetes e no viral quadro UTC – Ultimate Trocadilho Championship. Criador de “Um Joystick, Um Violão” e do game musical A Lenda do Herói, em que dublou todas as faixas do protagonista, Marcos alia improviso, efeitos sonoros e interação com o público em seus shows de stand-up musical.
Sobre Matheus Castro
Matheus Castro é cantor, compositor, game developer, roteirista e tradutor. Conquistou fãs a partir do canal Castro Brothers, do qual é cofundador ao lado de seu irmão, Marcos Castro. No canal, foi o co-idealizador do quadro "Um Joystick, Um Violão", no qual interpreta versões autorais e bem-humoradas de trilhas sonoras de jogos clássicos. Como game developer, além de idealizar "A Lenda do Herói" — jogo que conquistou fãs no mercado independente brasileiro por integrar uma narrativa original — também atuou como o responsável pela localização do game. Matheus é membro fixo de grandes sucessos do Castro Brothers, como UTC e Jornal Castro Brothers, sendo este último atualmente financiado por meio de campanha de crowdfunding.
Sobre Luciana D'Aulizio
Luciana D’Aulizio é atriz, comediante, dubladora, produtora cultural e jornalista. Já se aventurou pelo improviso, palhaçaria e, desde 2018, se dedica ao Stand-up Comedy, tendo participado de duas edições do Mamacitas: festival de âmbito nacional que reúne mulheres humoristas de todo Brasil. Este gênero de humor já faz parte da vida da comediante há mais de 10 anos e atualmente é uma das gestoras artísticas do da Vinci Comedy: um clube de comédia localizado no Rio de Janeiro. Além de ter produzido diversos shows do gênero, a atriz fez uma pesquisa sobre o tema que a rendeu o título de Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também é uma das sócias do canal Castro Brothers e integra o elenco de vários quadros desta plataforma que conquistaram muito fãs na internet: UTC – Ultimate Trocadilho Championship, Jornal Não Pode Rir e Cantadas Ruins.