Arrase no Dia das Bruxas em um breve tour pelo Conjunto Nacional – Um guia


De fantasias a maquiagem, é possível montar looks completos e criativos com itens encontrados nas lojas do shopping

Após anos e anos acompanhando as festividades do Halloween, o tradicional Dia das Bruxas no Hemisfério Norte, em filmes, séries e programas de TV, os brasileiros abraçaram a festa temática e a incluíram no calendário oficial de eventos. O Conjunto Nacional traz algumas dicas de como montar o visual perfeito e onde encontrar os itens que farão toda a diferença na produção.


Entre as atividades de Halloween mais comuns estão festas a fantasia, praticar "doce ou travessura", decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, ir em atrações "assombradas", contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror. Boa parte destas atividades pode acontecer em casa mesmo. Mas, isso não é motivo para deixar de caprichar no visual.


Renner, Lojas Americanas, Lojas Pernambucanas e Riachuelo trazem algumas opções de fantasias, principalmente infantis, que vão de princesas e super-heróis a monstros e as tradicionais como piratas e fadas. Nessas operações, é possível também encontrar acessórios como máscaras, tiaras, chapéus e outros itens que podem compor looks estilizados como os inspirados em unicórnios e personagens de desenhos animados, séries de TV e filmes.

Cor e drama na maquiagem

Para as produções mais elaboradas, a maquiagem é essencial para compor o visual impactante. Como os monstros e criaturas míticas são os preferidos do público, uma base comum pode dar origem a vários personagens: depois de preparar a pele com limpeza e hidratação de sua preferência, partir para uma cobertura de pancake ou base com 1 ou 2 tons mais claros que a pele natural, e sela com um pó de dois tons mais claros para conseguir esse efeito de pele pálida. O ideal é usar um pó translúcido branco. A partir daqui, com detalhes diferentes, pode surgir uma caveira comum ou uma mexicana, um(a) vampiro(a), um(a) zumbi entre outros figuras.


Os olhos marcados com lápis de olho ou delineador em gel (que promove durabilidade maior, porque é um produto que não transfere tanto quanto o lápis), são as bases das caveiras. Para o visual da caveira mexicana, comece circulando em volta dos olhos, e faça o contorno no formato de ondinha no círculo e, depois, vai desenhando o restante da caveirinha no rosto. Para as partes vermelhas, use o batom vermelho, preferencialmente matte, que tem uma transferência menor.

Se a opção for um vampiro, basta incluir no make up um fio de sangue falso, preparado com mel e colorante comestível vermelho, escorrendo dos lábios e as presas de plástico. As bruxas, vão de batom escuro, marrom, azul, roxo ou preto. Para zumbis, incluir traços esverdeados e marrons para na pele para simular cicatrizes. Incluir desenhos de teias de aranha no rosto também cria uma fantasia estilizada simples e criativa. Os itens de maquiagem podem ser encontrados nas lojas Shopping dos Cosméticos, O Boticário, Natura, Quem Disse Berenice?, Maybelline e Glamour.


Origem - O Dia das Bruxas (em inglês: Halloween) é uma celebração observada em vários países em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Ela inicia o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar os mortos. Por isso, figuras como fantasmas, vampiros, zumbis são as figuras preferidas a serem retratadas nesta época, enchendo de fantasia a brincadeira da data.