Associação VIVA LAGO OESTE realiza lives, feira agroecológica e encontro de turismo dias 11 e 12/9
top of page

Associação VIVA LAGO OESTE realiza lives, feira agroecológica e encontro de turismo dias 11 e 12/9



No mês em que se comemora o DIA NACIONAL DO CERRADO - 11 de setembro, a Associação VIVA LAGO OESTE formada por diversos empreendedores da região do Lago Oeste, abre o mês com uma extensa programação dedicada à reflexão em defesa do cerrado, com o objetivo de sensibilizar mais e mais pessoas junto a preservação, o respeito e a valorização do cerrado brasileiro.

Segundo maior bioma da América do Sul e também o segundo maior bioma do Brasil, o chamado “berço das águas” tem uma área de 2.045.000 km² onde se encontra seis das principais regiões hidrográficas brasileiras: Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica. Até mesmo a bacia hidrográfica do Amazonas recebe as águas que brotam no Cerrado. Além das águas cristalinas, de lindas cachoeiras, é no cerrado que estão quase 12 mil espécies de plantas nativas catalogadas, 199 espécies de mamíferos e 837 espécies que compõe a avifauna, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (2017).

Nós, do VIVA LAGO OESTE, somos parte deste cerrado.

Somos parte dessa imensa savana de vegetação rasteira e baixa. Nossos quintais de casa são de gramíneas, de árvores afastadas umas das outras, com galhos mais secos, duros e retorcidos. Somos moradores desse solo vermelho, desce chão que nos sustenta. Somos a Associação VIVA LAGO OESTE preocupada com a preservação do bioma cerrado e vamos dialogar com diversas frentes nesse mês de setembro sobre esse ecossistema. Vamos conversar com personalidades do mercado de turismo de lazer, do turismo de aventura, com ambientalistas sobre o Plano de Manejo do Parque Nacional de Brasília, iremos falar sobre sustentabilidade, patrimônio nacional, animais em extinção, agroecologia, produtos orgânicos, etc, etc.

Não serão conversas fáceis mas o propósito também será apresentar ações bem sucedidas de iniciativas realizadas por empreendedores da Associação VIVA LAGO OESTE que apresentam em seus negócios, ações em favor do meio ambiente, dentre elas: a preservação e restauração ambiental no Sítio Titara e na Fazenda Roncador, o tratamento, a recuperação e a soltura de animais silvestres oriundos de tráfico realizado pela veterinária Dr. Ludmila da Trilha do Calango, o estudo e pesquisa de capivaras realizado pelo Dr. José Roberto Moreira editor do livro Capybara: Biology, Use and Conservation of an Exceptional Neotropical Species” (Capivaras: biologia, uso e conservação de uma excepcional espécie neotropical), a construção do Parque Agroecológico da Espaçonave, o cuidado com o descarte do lixo da Chef Di Oliveira do restaurante Brasis, o manejo humanizado dos animais da Queijaria Rancharia, o tingimento natural de tecidos feitos pela estilista Raquel Bogéa entre outras ações de menor impacto mais de total importância para a causa ambiental.

Que chegue setembro, na capital do Brasil, é tempo de se encantar com a floração dos ipês. É tempo de dar destaque as ações em favor do CERRADO. Mais informações: MÊS DO CERRADO – VIVA LAGO OESTE DATA: de 04 a 25 de setembro de 2021. DATA DESTAQUE: 11 e 12 de setembro VIVA LAGO OESTE: https://youtu.be/V9SNbdvB03Q MÊS DO CERRADO VIVA LAGO OESTE PROGRAMAÇÃO 1) ROTEIRO VIVA CERRADO Data: 04 de setembro Hora: 8h às 18h Atividades: Banho de Cerrado, uma Experiência Sensorial pela manhã na TRILHA DO CALANGO, almoço no BRASIS ATELIÊ GASTRONÔMICO com o menu especial Viva Cerrado e passeio à tarde com banho de cachoeira e piquenique no SÍTIO TITARA Acesso: Serviço pago (mediante reserva). 2) ESPAÇO NAVE

Data: 04 de setembro Hora: 8h às 18h Atividades: Evento na ESPAÇO NAVE compreendendo a Feira de Produtos Agroecológicos do Lago Oeste com comercialização e degustação de produtos e peças artísticas, sarau paradoxal, artistas circenses, poesia e música ao vivo com as bandas Sol e Lua, Cerrado Kentucky, Aipim Frito e Banda Cerrado 61. Acesso: Livre. Serviço Cobrado: Café Colonial (início da manhã) e almoço com produtos da região. 3) LIVES VIVA O CERRADO

Data: 09, 16 e 23 de setembro Hora: 20h às 21h30 Evento: Apresentação e discussão de temas envolvendo o bioma do cerrado, com transmissão pelo canal @vivalagooeste no Youtube a) Live 01 (dia 09/setembro): “Plano de Manejo do Parque Nacional de Brasília” b) Live 02 (dia 16/setembro): “Tráfico de animais. Pets silvestres. Pets domésticos” c) Live 03 (dia 23/setembro): “Turismo e Sustentabilidade” 4) DIA DO CERRADO

Data: 11 e 12 de setembro Hora: 9h às 18h Atividades: Evento na TRILHA DO CALANGO compreendendo a Feira de Produtos Agroecológicos do Lago Oeste com comercialização e degustação de produtos e peças artísticas, Exposição “CERRADO” do artista Ralfe Braga, apresentação Cultural com os Tambores do Cerrado Batunkejé e Capoeira de Quintal dos amigos da trilha do Calango, visita monitorada à Vila das Abelhas Nativas sem Ferrão e à Trilha Botânica.

Observação: O horário de 8h30 às 14h do dia 11 de setembro está reservado a atividades específicas para convidados. Neste dia o acesso do público dar-se-á a partir de 14h. Acesso: Mediante doação de 1kg de alimento não perecível (os alimentos arrecadados serão destinados a projetos sociais da região e ao Instituto Sueli Vecchi). Serviço Cobrado: Passeio a cavalo (aluguel) e almoço no domingo com galinhada tradicional 5) TOUR DO ROCK Data: 18 e 19 de setembro Hora: 08h do dia 18/set às 21h do dia 19/set Atividades: Evento na FAZENDA RONCADOR compreendendo a Feira de Produtos Agroecológicos do Lago Oeste com comercialização e degustação de produtos e peças artísticas, alimentação, passeio à cavalo com roteiro percorrendo os empreendimentos do Lago Oeste, hospedagem no BOAZ EVENTOS, visitação com degustação de queijos finos na QUEIJARIA RANCHARIA, do sorvete NATA DO CERRADO, da pimenta QUEEN OF PEPPERS, show com a Banda 3 e 80 e chopp do E.T. Acesso: Serviço cobrado (mediante consulta) 6) BRASIS ATELIÊ

Data: 25 de setembro Hora: 10h às 18h Atividades: Evento no BRASIS ATELIÊ GASTRONÔMICO compreendendo a Feira de Produtos Agroecológicos do Lago Oeste com comercialização e degustação de produtos e peças artísticas, apresentações culturais diversas e alta gastronomia. Observação: Durante todo o período do projeto o Brasis Ateliê estará oferecendo o Menu Viva Cerrado como opção de cardápio ao preço de R$ 95,00. Acesso: Livre Serviço Cobrado: Almoço (mediante reserva). Realização:

Associação VIVA LAGO OESTE

Site: www.vivalagooeste.com.br Redes sociais: @vivalagooeste Mapa referencial de turismo: https://youtu.be/V9SNbdvB03Q

Contato: vivalagooeste@gmail.com Assessoria de Imprensa: 61 981018608

bottom of page