Atriz conversa com personagens ao redor do mundo sobre os desdobramentos culturais na quarentena
top of page

Atriz conversa com personagens ao redor do mundo sobre os desdobramentos culturais na quarentena


Dayse Pozato faz rodas de conversa sobre a Quarentena ao Redor do Mundo

Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde decretou o estado de pandemia por conta do novo coronavírus. A partir da drástica e disruptiva mudança de hábitos que fez parar boa parte da população ao redor do mundo, a atriz e jornalista Dayse Pozato idealizou o projeto Como é que tá aí? Cadernos de Conversas sobre a Quarentena ao Redor do Mundo, uma série de lives que foram iniciadas em 2020 e que discutiram sobre a quarentena com personagens de mais de 20 países ao longo de seis meses de escuta ativa. Parte dessa escuta será transcrita em cadernos, em formato de pdf, e que serão disponibilizados de forma gratuita. Outro desdobramento dessa escuta é a criação de um audiobook, que tem como objetivo atingir deficientes visuais e pessoas que não conseguem tempo para a leitura, promovendo a acessibilidade. E, por fim, será também disponibilizado um teaser, no Canal do Youtube do projeto. Todo o material elaborado e disponibilizado ao público é parte de um processo para a execução de um futuro documentário sobre o tema. A iniciativa tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Além do audiobook, do teaser e da publicação on-line, a artista fará nos meses de fevereiro e março lives no canal do Instagram que darão continuidade com a conversa, uma vez que ainda estamos vivendo a pandemia ao redor do mundo.

Datas das conversas no Canal do Instagram:

23/02 - SICÍLIA, às 19h; 27/02 - ABU DHABI, às 17h; 02/03 - GUINÉ CONACRI, às 11h; 06/03 - NOVA YORK, às 19h; 09/03 - AUSTRÁLIA, às 19h; 13/03 - NOVA ZELÂNDIA, às 17h; 16/03 - ESTOCOLMO, às 17h; 20/03 - MÉXICO, às 20h; 23/03 - LISBOA, às 19h e 27/03 - ISRAEL, às 17h.


A proposta de conversar com pessoas que residem em diferentes países em busca de trocar ideias e de conhecer os hábitos que cada entrevistado passou a ter durante a quarentena resultou no projeto:

“A pandemia chegou para todos, sem discriminação. Estamos vivendo um momento extraordinário na história do planeta. O intuito das lives é o de poder me comunicar com o restante do mundo e ter a informação que não temos nos jornais sobre como o país está encarando esse momento, como está vencendo a pandemia ou não. No meio disso pude perceber como cada país e sua população reagiram a essa história”, conta Dayse Pozato.

A atriz e jornalista conversou com personagens, a maioria atuante na área cultural de diversas regiões, como: Angola, Buenos Aires, Dusseldorf, Eslovênia, Houston, Índia, Inglaterra, Itália, Portugal, Montevidéu, Paris, San Pancho, entre outros. Todos os entrevistados, mesmos os nativos, conversaram em português. Durante o bate-papo a atriz pode perceber características e hábitos culturais distintos em cada país nesse período de pandemia.

“A proposta do projeto é a de passar informação, curiosidades e também positividade ao coletivo com histórias pessoais de como a pandemia transformou a vida, o que trouxe de aprendizado, e mostrar que apesar de todo o caos nós somos capazes de ter resiliência e esperança, assim como o nosso planeta. Conversei com artistas, produtores, colecionadores, bailarinos e também um biólogo, mas todos ligados de alguma forma à cultura”.

Serviço:

Cadernos de Conversas sobre a Quarentena ao Redor do Mundo

Datas das lives: de 23/2 a 27/3, no Instagram

Evento gratuito e on-line

Classificação livre.

bottom of page