top of page

AYA Earth Partners lança maior ecossistema de negócios de baixo carbono do país com sede em SP


A emergência climática atual e as dificuldades que ela impõe ao mundo estão cada vez mais evidentes, seja em eventos extremos pontuais ou em alterações definitivas no padrão climático de diferentes regiões. Não existem respostas fáceis para problemas complexos, mas já é possível encontrar grandes ideias para enfrentar essa crise. O maior desafio da atualidade é articular e aplicar os diferentes saberes a respeito deste tema, que estão dispersos no conhecimento ancestral, científico, acadêmico e tecnológico, de forma integrada às ferramentas para que as empresas transformem suas operações em modelos sustentáveis. Com a missão de aproximar esses conhecimentos e gerar soluções para acelerar a economia de baixo carbono no Brasil, a iniciativa AYA Earth Partners está lançando, em São Paulo, o primeiro hub de economia verde do país.

Liderado pela ex-secretária do governo do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, e pelo empresário Alexandre Allard, o AYA Hub já nasce como maior ecossistema de negócios de baixo carbono do país, reunindo 30 membros, entre líderes globais, empresas de todos os portes e segmentos, organizações do terceiro setor e especialistas de diversas áreas. Ao promover o encontro dos melhores pensadores e profissionais de cada setor, com foco no desenvolvimento e implementação de soluções integradas e inovadoras para as empresas, o objetivo é acelerar exponencialmente a capacidade de CEOs e outras lideranças empresariais de enfrentar os enormes desafios das mudanças climáticas, transformando custos em investimentos e retornos para as organizações. E, assim, contribuir para transformar o Brasil no líder mundial de uma nova economia e a primeira grande nação carbono neutro até 2030 e carbono positivo até 2050.

“O Brasil tem o potencial de assumir a liderança global das soluções para o enfrentamento da crise climática e da economia de baixo carbono e dobrar o seu PIB nos próximos 20 anos, além de atrair para nosso território um volume muito maior de investimentos internacionais. Só para se ter uma ideia do potencial econômico, essas 30 empresas parceiras somam juntas mais de R$100 bilhões em faturamento. Com o AYA Hub como incubador e aglutinador desse movimento, temos a intenção de posicionar o país no centro das decisões globais e estar à frente das grandes transformações que precisam acontecer nos próximos anos”, afirma Patricia Ellen. “O AYA Hub será o lugar para reunir esforços para catalisar esta grande revolução”, completa.

A iniciativa já conta com 30 parceiros comprometidos com a jornada de baixo carbono, incluindo Bradesco, CEBDS, Deloitte Brasil, FAS (Fundação Amazônia Sustentável), Gastromotiva, Mattos Filho, Pacto Global, Re.nature e SOS Mata Atlântica. A expectativa é que mais de 1000 profissionais desse ecossistema circulem pelo AYA Hub semanalmente, promovendo encontros e trocas orgânicas de experiências e informações.

Soluções de ponta a ponta

A AYA Earth Partners irá atender empresas de diferentes portes, com quatro tipos de soluções, focadas em acelerar sua transição para um modelo de operação sustentável:

  • Diagnóstico & Mentoria - mentoria estratégica, com uma curadoria especializada para orientar os caminhos da transformação e apoiar novos líderes capazes de conduzir a companhia nessa jornada.

  • Conteúdo & Advocacy - acesso a conteúdo em diferentes formatos, como participação em eventos temáticos, conferências nacionais e internacionais, relatórios exclusivos, podcasts, entre outros. Os parceiros também terão apoio para participar, ao lado da AYA Earth Partners, dos principais eventos internacionais da agenda climática, como a COP, a Climate Week e o Fórum Econômico Mundial.

  • Acesso ao espaço AYA HUB - uso do espaço com toda sua infraestrutura, e a oportunidade de convivência e trocas com outras empresas, organizações e profissionais de destaque no mercado.

  • Serviços do Backbone - um grupo de parceiros especializados que irão oferecer apoio em todos os desafios da mudança verde, seja de financiamento, tecnologia, gestão organizacional, jurídico e recursos humanos.

A adesão ao AYA Hub funciona em um modelo de assinatura, dividido em 6 categorias, com diferentes níveis de serviço e mentoria, de acordo com o seu nível de faturamento anual (em reais):

  • Strategic Partners - mais de 1 bilhão

  • Patron - 500 milhões a 1 bilhão

  • Premium - 50 milhões a 500 milhões

  • Green - 1 milhão a 50 milhões

  • Ally - 200 mil a 1 milhão

  • Connect - Até 200 mil

Cada membro investirá uma taxa anual correspondente ao seu porte, e representantes do terceiro setor ou pequenas empresas de impacto selecionados terão acesso a valores e condições especiais. “A inclusão é parte da transformação e estamos criando propostas para que pequenos empreendedores ou organizações sem fim lucrativo, que tenham potencial de contribuição para esse ecossistema, possam fazer parte. Além disso, representantes de povos originários, detentores de um conhecimento fundamental nessa transição, terão acesso livre”, diz Alexandre Allard.

Sede sustentável na Cidade Matarazzo

O prédio do AYA hub, que ocupa 2,5 mil metros quadrados e conta com 3 pavimentos e um rooftop, está integrado a uma área verde com três hectares de Mata Atlântica e conectado a um espaço de eventos multiuso de 7 mil metros quadrados. O projeto conta com infraestrutura e tecnologia de ponta, desenvolvidos dentro dos requisitos para a certificação LEED Platinum V4 – pioneira no Brasil. Todo o design do espaço foi pensado para limitar ao máximo a pegada de carbono, desde sua concepção até o funcionamento, pensando também na qualidade de vida e experiência do usuário.

Coberto por cipós feitos em concreto modelado, o edifício é uma grande reverência à natureza e à necessidade de conexão das pessoas e dos negócios com a floresta. Isso está expresso na arquitetura e em todas as escolhas de materiais para a construção do prédio, que contou com um investimento de R$180 milhões. “É simbólico que esse espaço seja em São Paulo e no complexo Matarazzo, pois representa uma transição da bem-sucedida criação de uma era industrial, que impulsionou o desenvolvimento do Brasil nos séculos passados, mas que já não é mais suficiente frente aos desafios que temos nos dias atuais”, declara Alexandre Allard.

SOBRE AYA EARTH PARTNERS

Sediada em São Paulo e fundada pelo empresário Alexandre Allard e pela ex-secretária do governo paulista, Patricia Ellen, tem como propósito unir empresas que já se comprometeram com a jornada de descarbonização e oferecer soluções e melhores práticas do mercado para apoiá-las na transição para o Net-Zero. A AYA Earth Partners é a primeira coalizão do Sul Global dedicada a posicionar o Brasil como centro da solução na transição para uma economia de baixo carbono. Com foco em soluções positivas para a natureza, visa mobilizar o capital financeiro e humano necessário para transformar o Brasil no líder mundial de uma nova economia e a primeira grande nação carbono positivo até 2050, atraindo novos investimentos e aprofundando o diálogo sobre o valor das estratégias de descarbonização e da floresta em pé.

Em novembro de 2022, a coalizão lançou, na COP27, o relatório "A Maratona da Amazônia: O Brasil pode liderar a economia de baixo carbono da Amazônia para o mundo". O documento apresenta um plano de desenvolvimento econômico com análises robustas sobre o potencial da região e cálculos da oportunidade financeira por trás das estratégias de mitigação de emissões de gases efeito estufa (GEE). Além disso, destaca projetos escaláveis que promovem uma nova abordagem baseada na natureza, centrada em pessoas e positiva para o meio ambiente. O relatório aponta que, nos próximos 8 anos, o Brasil pode se tornar a primeira grande economia - de média ou alta renda - a alcançar a neutralidade de carbono e ao mesmo tempo acelerar o seu crescimento econômico em $100 a $150 bilhões de dólares anuais ao PIB adicionais ao ritmo de crescimento atual (2,5%/ano). Além disso, pode beneficiar mais de 40 milhões de pessoas até 2030, gerando quase 10 milhões de empregos.

AYA Earth Partnes Hub

Local: Alameda Rio Claro, 40, Bela Vista - São Paulo, SP

Instagram: @aya.earth

Comments


bottom of page