Bares e restaurantes crescem 7,4% em agosto e completam onze meses consecutivos de alta anual, aponta Stone
As vendas no setor de bares e restaurantes avançaram 7,4% em agosto, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado representa o décimo primeiro mês consecutivo de alta anual. Na comparação mensal, o setor registrou queda de 0,2% . Os dados são do Índice Abrasel-Stone, relatório mensal divulgado pela Stone, o banco pra quem empreende, em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
“Agosto mostra que o bom momento do consumo não ficou restrito ao resultado excepcional de julho. O emprego segue dando sustentação à renda, mas o empresário enfrenta uma equação mais apertada: de um lado, não quer perder o cliente com aumentos de preços; de outro, precisa lidar com custos e crédito mais caros. Muitas vezes, a saída tem sido absorver parte dessa pressão na margem para manter o negócio competitivo. Isso ajuda a explicar a sustentação das vendas, mas também mostra que precisamos olhar para além do faturamento para entender a saúde do setor”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Segundo Guilherme Freitas, economista e pesquisador da Stone, o resultado de agosto mostra uma estabilização do setor após o avanço expressivo registrado em julho. “A variação próxima de zero na comparação mensal indica que o setor conseguiu preservar boa parte do nível de atividade alcançado no mês anterior. Ao mesmo tempo, o crescimento na comparação anual, mostra que a demanda segue sustentada, principalmente pela resiliência do mercado de trabalho.”
Para o economista da Stone, apesar da sustentação da atividade, o cenário econômico ainda impõe desafios ao setor. “Temos duas forças atuando em sentidos opostos: de um lado, o emprego continua apoiando a renda e o consumo; de outro, o custo elevado do crédito e a inflação segue pressionando o orçamento das famílias. A desaceleração do crescimento anual em agosto, de 10,4% para 7,4%, é compatível com esse ambiente e reforça a importância de acompanhar a evolução das condições financeiras nos próximos meses.”
Análise regional
Dos 24 estados contemplados pelo levantamento, 23 apresentaram crescimento nas vendas de bares e restaurantes em agosto, na comparação anual. As maiores altas foram registradas na Paraíba (18,8%), Sergipe (16,8%), Alagoas (12,9%), Rondônia (12,8%), Mato Grosso (12,5%), Pernambuco (12,3%), Roraima (11,3%), Piauí (10,4%), Maranhão (10,2%), Santa Catarina (9,2%), Espírito Santo (8%), Minas Gerais (7,5%), Bahia (6,9%), São Paulo (6,7%), Goiás (6,5%), Amazonas (6,3%), Rio de Janeiro (6,2%), Rio Grande do Sul (4,8%), Paraná (4%), Pará (3,9%), Rio Grande do Norte (3,4%), Mato Grosso do Sul (3%) e Ceará (1,4%). Apenas um estado registrou retração no período, sendo ele, o Tocantins (1,6%).
Nas regiões do país, o Nordeste liderou com média de 10,3%, sustentado por resultados elevados em seus estados. Na sequência vieram o Centro-Oeste (7,3%), o Sudeste (7,1%), o Norte (6,5%) e o Sul (6%).
O Índice Abrasel-Stone está disponível no site da Abrasel e no hub de conteúdo da Stone.




Comentários