BECA celebra 5 anos com grande encontro de Capoeira Angola no Varjão
- Rodrigo Carvalho
- há 3 horas
- 2 min de leitura

A BECA – Balaio Escola de Capoeira Angola comemora cinco anos de atuação no Distrito Federal com uma programação especial nos dias 28 e 29 de novembro, no Instituto Palco Cultura, no Varjão. O evento reúne mestres de renome nacional, oficinas, vivências de samba de roda e uma grande roda de capoeira aberta ao público. A celebração encerra o ciclo anual do Projeto Tem Dendê, que desde o início do ano mobiliza a comunidade com ações culturais voltadas à Capoeira Angola e às tradições afro-brasileiras.
O encontro contará com a presença de Mestre Poloca (Mandingaê – BA), Mestre Piter (BECA – SP), Contra-Mestre Fino (BECA – SP) e Contra-Mestre Aroeira (Raça – BA/DF). As atividades incluem oficinas pela manhã, almoço comunitário, vivência de samba rural e uma roda de encerramento com muita energia, ancestralidade e troca de saberes.
O Projeto Tem Dendê, criado em 2011 a partir do encontro entre jovens de Sobradinho e Paranoá, já percorreu diversas regiões do DF levando axé, formação cultural e experiências de Capoeira Angola. Suas ações passaram por comunidades tradicionais de terreiro em Planaltina, Paranoá, Ceilândia, Estrutural, Gama e São Sebastião, em 2017. Desde 2022, o projeto tem como base o Varjão, onde promove oficinas, rodas e vivências conduzidas por mestres convidados.BECAA BECA, presente em São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal, mantém no Varjão um espaço vivo de convivência e aprendizado. Suas atividades permanentes incluem aulas semanais de Capoeira Angola, oficinas de confecção e pintura de berimbaus, cineclube e rodas de capoeira — todas gratuitas e abertas à comunidade. Para a escola, a Capoeira Angola é mais que movimento: é corpo, música, filosofia, resistência e construção coletiva.
A programação comemorativa começa na sexta-feira, dia 28, com uma roda de capoeira às 19h. No sábado, dia 29, acontecem oficinas com Mestre Poloca e Mestre Piter, seguidas de almoço comunitário. À tarde, a vivência de samba de roda com Contra-Mestre Aroeira antecede a grande roda de encerramento, celebrando a força da cultura negra e o axé compartilhado ao longo dos cinco anos da BECA no Varjão. E durante todo o sábado, o evento conta com o Espaço Sementinhas do Cerrado, com circo, contação de histórias e brincadeiras para as crianças.
Os treinos regulares de Capoeira Angola continuam acontecendo às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 19h, no Instituto Palco Cultura Varjão, localizado na Quadra 4, Conjunto C, Chácara 27. A participação é gratuita e aberta ao público.
PROGRAMAÇÃO - BECA 5 anos
Sexta-feira, 28/11
19h00 – Roda de capoeira
Sábado, 29/11
9h00 às 10h30 – Oficina com Mestre Poloca (Mandingaê- BA)
10h30 às 12h00 – Oficina com Mestre Piter (BECA-SP)
12h30 às 15h00 – Almoço
15h00 – Vivência de samba de roda com Contra Mestre Aroeira (Raça BA/DF)
17h00 – Roda de encerramento
9h - 17h - Espaço Sementinhas do Cerrado (circo, contação de histórias e brincadeiras)
TREINOS DE CAPOEIRA
Segundas, Quartas e Sextas às 19h00
Local: Instituto Palco Cultura Varjão, Quadra 4, Conjunto C, Chácara 27SERVIÇO5 anos da BECAQuando: 28 e 29 de novembro (sexta e sábado)Onde: Instituto Palco Cultura Varjão, Quadra 4, Conjunto C, Chácara 27Quanto: GratuitoClassificação: Livre






