Biblioteca Demonstrativa promove oficina gratuita de escrita autobiográfica com Natália Alencar
- Rodrigo Carvalho

- há 2 horas
- 2 min de leitura

No dia 24 de novembro (segunda-feira), às 19h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), localizada na EQS 506/507, W3 Sul, em Brasília-DF, recebe a oficina gratuita “Escuta de si: uma vivência em escrita autobiográfica”, com a educadora e escritora Natália Alencar. A atividade propõe um encontro sensível entre corpo, palavra e memória, convidando o público a explorar a escrita como ferramenta de autoconhecimento e expressão.
A vivência será conduzida a partir de cantigas, toques, cheiros e brincadeiras da tradição oral, aprendidas por Natália com mestres e mestras populares ao longo de sua trajetória. As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível aqui.
Durante o encontro, a educadora e escritora propõe um espaço de conexão entre corpo e palavra, com cantigas, brincadeiras, diálogos e leituras poéticas que despertam o encantamento pela própria história. Esta vivência fundamenta-se na metodologia da Pedagogia Griô. A oficina se estrutura em três eixos principais:
Integração: conexão pessoal e grupal;
Escrita: exercício de escrita poética e produção de memória;
Partilha: compartilhamento e escuta de histórias de vida.
Sobre a facilitadora
Natália Alencar é educadora, escritora e caminhante dos interiores do Brasil e de si mesma. Neta de poeta e filha de violeiro, acredita que a palavra é chão e abriga movimentos de inteireza. Formada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB) e na Pedagogia Griô, desenvolve práticas educativas e artísticas que dialogam tradição escrita e oral, com foco em memória, identidade e pertencimento.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Serviço:
Oficina “Escuta de si: uma vivência em escrita autobiográfica”, com Natália Alencar.
Data: 24 de novembro (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Biblioteca Demonstrativa EQS 506/507, W3 Sul, Brasília-DF,
Entrada gratuita










Comentários