Biblioteca Demonstrativa promove treinamento em sistema Koha com foco em inovação e gestão da informação
- Rodrigo Carvalho
- há 12 minutos
- 2 min de leitura

Nos dias 17 e 18 de novembro, às 15h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), vinculada ao Ministério da Cultura, em Brasília, realiza o Treinamento em Sistema de Biblioteca Koha, com facilitação de Sebastião Lima Filho, coordenador da BDB. O curso será oferecido presencialmente e com transmissão ao vivo pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube, reunindo profissionais e gestores interessados em aprimorar o uso de tecnologias livres na gestão de acervos.
A formação apresenta o Koha, sistema de código aberto amplamente adotado por bibliotecas em todo o mundo para a automação de processos de aquisição, catalogação, circulação, controle de usuários e emissão de relatórios. Com metodologia prática e didática, os participantes aprenderão a explorar as principais funcionalidades da ferramenta, compreendendo seu potencial para otimizar o cotidiano das bibliotecas públicas.
Durante a condução da formação, Sebastião estará acompanhado do Técnico em TI Maycon Ronald Batista dos Santos. O encontro inclui coffee break e tem como objetivo fortalecer o uso de soluções tecnológicas acessíveis e sustentáveis em prol da eficiência na gestão da informação.
Com mais de três décadas de experiência na Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho é Administrador e Bibliotecário, com MBA em Big Data e Inteligência Competitiva e especialização em Governança de Tecnologia da Informação. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu projetos voltados à informatização e à criação de softwares de gestão de acervos físicos e digitais, priorizando estratégias de baixo custo e alto impacto social.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do formulário disponível na bio do perfil da @bdbcultural no Instagram. A atividade garante certificado aos participantes.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.






