Biblioteca Demonstrativa recebe show “Brasiliense” com o violonista Alvaro Henrique
- Rodrigo Carvalho
- há 6 dias
- 3 min de leitura

Na próxima sexta-feira, dia 11 de julho, às 19h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, recebe o violonista Alvaro Henrique para o show "Brasiliense", uma apresentação que une excelência musical e pesquisa acadêmica em torno da identidade sonora da capital federal. O evento é gratuito e integra a programação cultural acessível promovida no espaço.
No recital, Alvaro apresenta parte de sua pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade de Minnesota (EUA), onde investiga a construção de uma identidade musical brasiliense a partir da encomenda de obras a compositores nascidos em Brasília. O resultado é um repertório diversificado, que dialoga com referências regionais, populares e eruditas.
O programa inclui obras inspiradas na sonoridade da viola caipira, no legado do rock da Legião Urbana e na memória afetiva do Planalto Central. Entre os destaques, estão Da Poeira da Terra, de Joel Hobbs; Dos Nossos Planos é que Tenho Mais Saudade, segundo movimento da Sonata Legião, de Diego Galeno; Memórias, de Gabriel Santinello; Fé, de Luciana Lins; e Toccata para Vó Teresinha, de Cairo Vitor.
Completam a apresentação peças que ampliam a perspectiva histórica do violão no Brasil, como a Sonata (Allegro, Larghetto, Vivacissimo) de César Guerra-Peixe — considerada a primeira sonata para violão escrita por um autor brasileiro — e a Rossiniana nº 5, de Mauro Giuliani, baseada em trechos da célebre ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini.
Mais sobre o músico
Alvaro Henrique desafia os limites do que significa ser músico, clássico, violonista e brasileiro. Com uma carreira marcada pela versatilidade e inovação, foi premiado em concursos no Brasil, Canadá e Estados Unidos, e já se apresentou em cerca de 20 países. Entre seus projetos em andamento, estão a gravação de um CD triplo com obras de Heitor Villa-Lobos, em parceria com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), e uma série de novas composições encomendadas a autores nascidos em Brasília.
O espetáculo propõe ao público uma escuta sensível sobre os sons que ecoam da capital, ao mesmo tempo, em que valoriza novos compositores e amplia o repertório contemporâneo para violão. Para a coordenadora cultural da Biblioteca Demonstrativa, Marina Mara, o evento reforça a proposta do espaço como um ponto de encontro entre arte, pensamento e território: “O show Brasiliense dialoga com a essência do nosso trabalho: promover experiências culturais enraizadas na diversidade e nas vozes locais. É uma honra receber esse repertório que valoriza compositores da cidade e amplia o acesso à música instrumental brasileira”, destaca.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Comments