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BIG BOX e ULTRABOX se tornam a primeira rede varejista do mundo a apresentar modelo global de sustentabilidade na COP 30

O Grupo BIG BOX e ULTRABOX se tornou a primeira rede varejista de alimentos do mundo a apresentar um modelo global de sustentabilidade durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O projeto certificado como “Lixo Zero”, foi destaque nesta terça-feira (11) na COP30, em Belém, como exemplo concreto de como evitar o desperdício e aproveitar os recursos de forma contínua. Cerca de 86,1% de todos os resíduos gerados foram reaproveitados. Em três unidades, em Brasília, esse índice chegou a 96%, sendo o primeiro mercado do Brasil com este feito. 

“Antes, víamos em média 500 toneladas mensais de resíduos sendo misturados e destinados ao aterro sanitário. Entendemos que tínhamos a responsabilidade de transformar esse impacto em uma solução”, afirma o diretor de Sustentabilidade da rede, Pedro Helou.

Ao criar novos destinos para os materiais que eram considerados lixo, por ano, 4,6 mil toneladas de resíduos deixaram de ir para o aterro sanitário. Desse total, 1,8 mil toneladas de orgânicos foram transformadas em adubo; 2,4 mil toneladas foram recicladas industrialmente e 312 toneladas de alimentos em boas condições foram destinadas a programas de combate à fome. A medida evita a emissão de 6 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano.

Além do impacto ambiental, o modelo também demonstrou ganhos econômicos e sociais. Em um único mês, a rede gerou R$ 47,4 mil com a venda de papelão reciclável. No período de quatro anos, houve uma economia de R$ 659,5 mil com o sistema de recibos digitais, o Cupom Verde, que eliminou 26 milhões de impressões em papel.

As empresas também mantêm programas de apoio comunitário. Em agosto de 2025, foram doadas 26 toneladas de alimentos seguros e de alta qualidade para organizações locais de combate à fome. Em setembro, foram arrecadadas 2,8 toneladas de roupas para doação em pontos de coleta instalados nas lojas. 

“Sustentabilidade não é custo, mas sim uma atitude que se transforma em investimento e traz resultados para a sociedade, para as empresas e para o mundo como um todo”, destaca Pedro. A rede tem como meta ter as 47 lojas certificadas como “Lixo Zero” até 2028 e expandir o projeto para outras empresas, municípios, cidades e países, consolidando o modelo brasileiro como referência global de economia circular no varejo. 


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