top of page

Bloco das Montadas lança livro sobre sua história

O coletivo Distrito Drag lança na próxima terça (3 de fevereiro) o livro “De Salto e Leque - Memórias Carnavalescas do Bloco das Montadas”, publicação que registra a história de uma das agremiações que têm feito história no carnaval de Brasília. A publicação é apresentada ao público no auditório 2 do Museu Nacional da República, às 19h.

Com um resgate da história do bloco, o livro conta a trajetória do projeto surgido em 2018 até sua edição de 2024, que reuniu 100 mil pessoas na área externa do Museu Nacional da República. Por meio de um vasto acervo fotográfico, é possível compreender toda a força do trabalho coletivo em nome da liberdade de existir e de se expressar que tornou o Bloco das Montadas um espaço querido pelo público de Brasília em sua maior festa de rua. A publicação do livro é realizada com fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

A necessidade de um registro em formato de livro surgiu ao longo dos anos de crescimento da atração e pela relevância adquirida no setor cultural do DF. É o que afirma o produtor cultural  Emerson Lima, que interpreta a drag Kelly Queen. “De salto e leque a gente toma conta das ruas levando alegria, música e diversão e o público. Desde a primeira edição, o bloco só cresce e a gente fica muito feliz com o fato de ele ter ficado conhecido como o bloco do respeito, do amor”.

“De Salto e Leque”, além de um livro, é um ato de celebração, de acordo com uma das fundadoras do projeto, a produtora cultural Ruth Venceremos. “O livro registra o desejo coletivo de ocupar o carnaval com orgulho, brilho e crítica, sob o protagonismo de artistas LGBTQIA+ no coração da capital do país. Porque o carnaval é, e sempre será, território de liberdade”, acredita.

Pensado para celebrar Brasília, com suas diversas culturas e geografias, o Bloco das Montadas se tornou referência por fazer do carnaval uma experiência de afirmação de identidade e política “sem abrir mão do deboche, da festa e da beleza”, completa a produtora cultural.

Da criação de um espaço diverso até se tornar uma das maiores atrações do carnaval de Brasília, o bloco vive de quebrar paradigmas e mostrar a força e o impacto da cultura produzida na capital. “Desde a primeira edição superamos todas as expectativas, mostrando que os foliões realmente abraçaram este bloco da diversidade”, avalia a drag queen Raykka Rica, interpretada pelo produtor cultural Gherald George, que integra a equipe fundadora do Bloco das Montadas.


Reconhecimento

Em 2019, 2020, 2023 e 2024, a atração foi eleita, por voto popular, como o melhor bloco pelo CB Folia, realizado pelo Correio Braziliense. Para a edição deste ano, o desafio é manter a qualidade que o faz ser um dos blocos mais queridos pelo público de Brasília.

Tradicionalmente, a atração de domingo no carnaval de Brasília. Neste ano, a estrutura que abriga a agremiação recebe o público no dia 15 de fevereiro, na área externa do Museu Nacional da República. As atrações sobem ao palco a partir das 13 horas, com música, dança e performances pensadas e preparadas para terem a cara do carnaval brasileiro.


Registro cinematográfico

Além do livro, o bloco carnavalesco tem um registro cinematográfico, o curta-metragem “Glitter Carnavalesco”, com roteiro e direção da cineasta Marla Galdino. A obra foi lançada em 2023 na programação do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes eventos audiovisuais do país.


SERVIÇO

Lançamento do livro De Salto e Leque - Memórias Carnavalescas do Bloco das Montadas”

3 de fevereiro, às 19hNo Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page