top of page

Bloco das Montadas tem novo local e recebe show de Grag Queen


O Bloco das Montadas, promovido pelo Distrito Drag, vai levar para o centro de Brasília toda a sua diversidade no domingo de carnaval (11 de fevereiro). Neste ano, a atração vai para a rua com novidades, a começar pelo local e horário. O palco fica no gramado da Biblioteca Nacional (Plataforma Monumental) e a programação começa às 10h. A entrada continua gratuita. O bloco integra o circuito Brasília em Folia e prepara uma série de atrações musicais, como a cantora e apresentadora do Drag Race Brasil, Grag Queen, a cantora Dhi Ribeiro, o grupo Maria Vai Casoutras, a bateria da escola de samba Capela Imperial, o Cortejo de Fanfarras, com As Maluvidas, Vivendo e Batucando, e Capivareta Repercussiva e os DJs Nicolas Magalhães, Túlio Bueno, Júnior K e Patty Peronti.


Além das atrações musicais, um elenco representativo da cena drag queen do Distrito Federal foi convocado para performances: Allice Bombom, Linda Brondi, Gal Maria, Adora Black, Madison Parker, Oriana, K-Halla, Pérola Negra, Avellaskis e Larissa West.


Com o novo local para o bloco, o Distrito Drag reforça o caráter de ocupar a cidade com cultura, o que não poderia ser diferente no carnaval. “Nossa vontade e nossos esforços são para que todas as pessoas possam curtir e se divertir no carnaval com segurança e respeito. Queremos que cada pessoa possa exercer a liberdade de ser quem é dentro da maior festa do nosso povo”, pontua Ruth Venceremos, drag queen e uma das integrantes da diretoria do coletivo.


A inspiração esta edição do Bloco das Montadas vem do cinema e o tema escolhido é “Priscilla, a Rainha do Cerrado”, em referência ao filme clássico que celebra a comunidade LGBTQIA+. “Em 2024 completam-se 30 anos do lançamento do filme que tanto marcou uma geração e influenciou artística e esteticamente a cultura LGBTQIA+ em todo o mundo. É extremamente importante manter viva a memória e saudar aqueles que vieram antes, pois a arte e a cultura se fazem através do tempo”, define a drag queen Victor Baliane, diretora artística do Bloco das Montadas e integrante do Distrito Drag. 


Apoio e acessibilidadePara a integração de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes, o Bloco das Montadas disponibiliza um espaço acessível. A atração vai ter também intérpretes em libras no palco. O Distrito Drag formou, por meio de um chamamento público, uma equipe formada por 30 pessoas trans e não-binárias que vão prestar informações e prestar auxílio aos foliões do bloco.


Reconhecimento

Criado e protagonizado por artistas transformistas, o Bloco das Montadas surgiu em 2018. A expectativa era reunir 500 pessoas, mas 15 mil se juntaram à festa do Distrito Drag. Em 2019, 2020 e 2023, a atração foi eleita, por voto popular, como o melhor e mais seguro bloco de carnaval do DF em premiação realizada pelo Correio Braziliense. Na edição de 2023, o público registrado foi de 100 mil pessoas.


CircuitoCom quatro dias de ocupação no Carnaval do DF 2024, o Circuito Brasília em Folia é composto pela Plataforma da Diversidade (Eixo Cultural Ibero Americano), Setor Carnavalesco Sul (Em frente ao Museu dos Correios) e Plataforma Monumental (Gramado da Biblioteca Nacional). Além dos palcos nas plataformas, a agenda carnavalesca inclui fanfarras, blocos e trios elétricos que transitam no circuito nos sentidos Via S2 e Eixo Monumental. Toda a agenda está disponível no site bsbemfolia.com.br.


SERVIÇO

Blog das Montadas 202411 de fevereiro (segunda), a partir das 10h

No gramado da Biblioteca Nacional (Plataforma Monumental)

Entrada gratuita

Instagram/Informações: instagram.com/blocodasmontadas


Commenti


bottom of page