top of page

Bloco "Não Chuta que é Makumba" ocupa o Setor Comercial Sul nesta terça-feira de Carnaval

No dia 17 de fevereiro, a partir das 18h, o Setor Comercial Sul (SCS) será palco da segunda edição do bloco Não Chuta que é Makumba. Com concentração no Espelunca, o evento promove uma celebração da cultura de terreiro e o combate ao racismo religioso, unindo a força da Banda Patacori a nomes de peso da tradição afro-brasileira, como o renomado Ogan Helder (RJ) e o Instituto Folha Seca.


Cultura de Terreiro e Letramento Racial

Idealizado em 2025 pela Banda Patacori, o bloco surge como uma ferramenta de afirmação política e pedagógica no Distrito Federal. O nome é uma resposta direta à expressão preconceituosa "chuta que é macumba", ressignificando o termo para educar e enfrentar a intolerância. “A Banda Patacori vem nessa pegada de romper o racismo religioso e propagar nossa cultura por meio da música. A criação do bloco é o desdobramento desse objetivo”, afirma o vocalista Fábio dos Santos.


Convidados de Peso

Para fortalecer o coro da resistência e da ancestralidade, a edição deste ano traz participações fundamentais:

  • Ogan Helder (RJ): Uma das maiores referências nacionais na preservação dos toques e cantares de terreiro. Com uma trajetória consolidada no Rio de Janeiro, Helder é reconhecido por sua maestria no atabaque e pela difusão do conhecimento litúrgico-musical, sendo um elo vital entre a tradição religiosa e a arte popular.

  • Instituto Folha Seca: Organização de relevância ímpar na salvaguarda do patrimônio imaterial afro-brasileiro. O instituto atua não apenas na música, mas na educação e na valorização dos saberes ancestrais, garantindo que o legado das comunidades de matriz africana permaneça pulsante e respeitado.


A Banda Patacori

Anfitriã do bloco, a Banda Patacori é conhecida por sua sonoridade que mescla os elementos sagrados dos terreiros com arranjos contemporâneos, levando a mensagem de Orixás, guias e entidades para o espaço público de forma festiva e consciente.


Serviço

Evento: Bloco Não Chuta que é Makumba

Atrações: Banda Patacori, Ogan Helder (RJ) e Instituto Folha Seca

Data: Terça-feira de Carnaval, 17/02

Horário: 18h

Local: Espelunca – Setor Comercial Sul (SCS), ao lado do Edifício Maristela

Entrada: Ingresso R$ 15. Retirada pelo link: Bloco Não Chuta Que É Makumba, Asa Sul · Ingressos Shotgun

Fonte: Bara Comunicação - Juliana Pereira | com informações de Luazi Luango

Foto e release no link: clique aqui


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page