BRAPO – Brasília Popular Orquestra – 40 anos
- Rodrigo Carvalho
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Formada por iniciativa do maestro Manoel Carvalho, grande apreciador do Jazz, a BRAPO – Brasília Popular Orquestra completou, em 2024, 40 anos de existência. E nada melhor do que comemorar tocando!
Para isso, a BRAPO vai se apresentar em três locais muito especiais: o Complexo Cultural de Planaltina, a Casa do Cantador na Ceilândia e o Complexo Cultural de Samambaia, com grandes shows dançantes e totalmente gratuitos, graças aos recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
A festa de aniversário começa no dia 01 de junho, domingo, no Complexo Cultural de Planaltina, a partir das 17 horas, com entrada franca. No repertório, os grandes clássicos que marcaram a trajetória da BRAPO, do samba ao jazz.
Depois é a vez da Ceilândia. O show dançante acontece na Casa do Cantador da Ceilândia, dia 08 de junho, domingo, às 17 horas. Dessa vez, com a participação do sanfoneiro Sivuquinha do Acordeom, reconhecido professor e exímio instrumentista, figura conhecida e respeitada aqui do nosso quadradinho. Pioneiro do acordeom no Distrito Federal, o instrumentista é fã dos grandes nomes do acordeom como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca – de quem herdou o apelido, entre outros. “São exemplos que eu sigo na minha carreira e que merecem toda a minha admiração”.
No Complexo Cultural de Samambaia, em data a ser definida, será a vez da BRAPO convidar ao palco o famoso violonista Nelson Faria, que já tocou e gravou com nomes como João Bosco, Nana Caymmi, Toninho Horta, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Paulo Moura, Edu Lobo, Gonzalo Rubalcaba, Ivan Lins, Nico Assumpção, Cássia Eller, Leila Pinheiro, Marcos Suzano, Zélia Duncan e Carol Saboya.
Com uma carreira internacional, já tocou nos mais importantes festivais de jazz do mundo, como o Festival de Montreux, o Festival Internacional de Jazz de Jacarta, o Festival de Jazz do Mar do Norte e o Festival Internacional de Jazz de Montreal.
Além de instrumentista, Faria também dá aulas, tendo sido professor convidado na Örebro Universitet, Ingesund Universitet e KMH.
É o apresentador da série Um Café Lá Em Casa, transmitida no YouTube e na TV pelos canais Arte 1, Futura e Music Box Brazil, e coordenador da escola de música online Fica a Dica Premium.
A BRAPO
Com vasto e variado repertório, que inclui Glenn Miller, Duke Ellington, Severino Araújo, entre outros grandes nomes da música nacional e internacional, a BRAPO vem se reciclando para acompanhar novas tendências e abre espaço para uma animada gafieira, com direito a forró, salsa e outros ritmos.
Em sua formação completa de big band, a BRAPO – Brasília Popular Orquestra conta com 20 músicos de alta qualidade, sob a regência de Manoel Carvalho, também clarinetista.
Para os shows de aniversário de 40 anos, a BRAPO está sendo preparado uma lista de músicas personalizada para cada cidade, mas que promete fazer todo mundo dançar e se divertir muito
.
SERVIÇO:
BRAPO – 40 ANOS
Shows em comemoração aos 40 anos de criação da Brasília Popular Orquestra - Complexo Cultural de Planaltina - Dia 01 de junho – 17 horas - Entrada Franca - Casa do Cantador na Ceilândia - Dia 08 de junho – 17 horas – Entrada Franca - Complexo Cultural de Samambaia – data a ser definida
Comentarios