top of page

Brasil celebra a coquetelaria sem álcool: movimento nacional impulsiona novas tendências em bares e restaurantes

ree

Durante o mês de agosto, bares e restaurantes de 11 cidades brasileiras se unem para incentivar a cultura e a experimentação dos mocktails, como são chamados os drinks sem álcool - é o Mocktail Movement, que chega à sua segunda edição liderado pela Monin, marca francesa referência em xaropes para bebidas e uso culinário.



São mais de 20 estabelecimentos participantes, com receitas autorais e exclusivas de drinks no cardápio, em uma expressão criativa e sofisticada da mixologia. As bebidas entregam complexidade, perfil de sabor, aroma, corpo e apresentação visual em experiências sensoriais e de alta qualidade, em uma proposta pensada para atender aos novos hábitos do público, que busca cada vez mais equilíbrio sem abrir mão da sofisticação nos momentos de comemoração e socialização, além de boas harmonizações junto às refeições.



Segundo dados do IWSR (International Wines and Spirits Record), o segmento de bebidas sem ou com baixo teor alcoólico deve crescer entre 4% e 7% ao ano até 2028, com destaque para os mercados emergentes como Brasil, Índia e México. Ainda de acordo com o relatório, consumidores que bebem com menor frequência já são maioria em 15 dos principais mercados globais, dados que reforçam a mudança de cenário no consumo de bebidas alcóolicas.



Essa transformação está diretamente conectada ao avanço global do movimento “sober curious”, que cresce entre jovens e adultos em busca de um estilo de vida mais equilibrado. A tendência convida o público a repensar a relação com o álcool, de forma flexível e consciente, explorando os benefícios de reduzir ou eliminar o consumo - sem abrir mão do prazer.



“O Mocktail Movement é uma forma concreta de apoiar bares, restaurantes e bartenders no desenvolvimento de novas experiências, respeitando as mudanças culturais e de consumo. Mais do que uma tendência, o movimento sem álcool representa uma nova mentalidade em torno do que significa celebrar, socializar e saborear”, afirma Thiago Zanon, diretor comercial e de marketing da Monin Brasil. “O futuro da coquetelaria é a criatividade – os mocktails não são os substitutos, mas os protagonistas de uma nova cena que valoriza sabor, técnica e inovação”, completa.



Confira a lista completa dos estabelecimentos participantes:



São Paulo (SP)


300 Sky Bar


Bolovo


Daisho Japonese Food


Iki



Rio de Janeiro (RJ)


Zazá


Katsuo Culinária Asiática


Muah Gastrobar


Vidah! Gastro lounge



Belo Horizonte (MG) 


Terraço Niê


Montê Bar



Curitiba (PR) 


TAJ



Balneário Camboriú (SC)


TAJ SC



Porto Alegre (RS)


Spia Bar



Fortaleza (CE)


Moleska Gastrobar



Recife (PE) 


Arvo Restaurante


Yugo Premium



Salvador (BA) 


Vona Ristorante


Morea Fusion



Goiânia (GO)  


Malibu Sushi Bar


Alma Boutique Bar



Brasília (DF)


Mezanino



Os estabelecimentos participantes estarão identificados com materiais de comunicação e terão em seus cardápios com mocktails exclusivos, desenvolvidos especialmente para o período da ação.



Sobre a MONIN 


Fundada em 1912 na França por Georges Monin, a história de MONIN começou em uma pequena cidade na França. Hoje, a marca de xaropes para a produção de bebidas é referência global em soluções aromáticas para o preparo de drinks alcoólicos e não alcoólicos e, três gerações depois, está presente em mais de 155 países. São seis unidades de produção espalhadas pelo globo, a sétima que será inaugurada em 2025, no Brasil e a oitava em construção na Índia em uma vasta coleção dos melhores sabores do mundo.


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page