top of page

Brasiliense Abú O Curupira é um dos 16 artistas brasileiros selecionados na 12a edição do Curtas Brasília


O brasiliense Abú O Curupira foi um dos dois artistas do Distrito Federal (DF) selecionados para ter seu videoclipe exibido na telona durante a 12ª edição do Festival Curta Brasília, que ocorre no Cine Brasília, de 12 a 15 de dezembro. Na ocasião, Abú lançará seu mais novo videoclipe, intitulado "Composto V".


Abú O Curupira foi responsável pelo roteiro, direção, produção, edição e atuação do videoclipe Composto V, que será lançado oficialmente durante o evento no Cine Brasília. A produção de Composto V foi filmada e terminada em um mês, e envolveu dez locações – além disso, ele também é o único da lista de artistas que dirigiu e escreveu a própria música.


Antes de “Composto V", seu último lançamento foi “Minha Miragem", a versão mais sentimental do artista, que fala sobre os percalços de sua carreira até então, e é composta por danças mais lentas, com referências ao Butoh japonês e ao Animation estadunidense.


Sobre o clipe Composto V

Intitulado “Composto V", o videoclipe foi feito através de recursos vindos de uma rifa feita pelo artista, e busca descrever o mundo ao redor e no interior de Abú O Curupira, conhecido principalmente por sua versatilidade e autenticidade.


A inspiração tanto para a música quanto para o videoclipe foi principalmente o cenário urbano de Brasília: desde seus grafites até a realidade vivida pelo artista, com tudo começando por meio da subjetividade ritualística e espiritual que os músicos precisam alcançar para criar Arte.


A partir desse cenário de transição quase místico da música, o clipe avança para a contemporaneidade, até culminar na nova era: a de ser obrigatoriamente adaptável, versátil, “pau para toda obra" para sobreviver em um mundo predatório e que exige cada vez mais do artista.


“A melhor forma que encontrei de manter minha identidade firme mesmo diante de tanta influência externa foi aceitando, absorvendo e escolhendo me reinventar a partir dessas influências da forma que eu quisesse, tornando o que era gringo antes, em algo nosso agora”, explica Abú O Curupira. “Se pararmos pra pensar, a nossa bandeira, o português que falamos e até mesmo o nome Brasil são de origem europeia, ou seja, influência estrangeira e vale ressaltar que essa influência foi empurrada goela abaixo dos nativos povos originários que são o mais próximo da ideia de realmente pertencer à essa terra", conclui.


“E eu nem falo da série ‘The Boys’,

O Composto é V de Versatile,

um estilo que eu vomito até sair a minha bile

Sem cordão umbilical ligado à estética de gringo,

Eu sou brasili-siliano até o quinto submundo do abismo de tártaros

até o epílogo do roteiro de um poço sem fundo

Só escrevo pros meus pensamentos não criarem ácaros

pra no fim não ser mais um de mal com o mundo”

(COMPOSTO V, Abú O Curupira)


Sobre Abú O Curupira

Giovanni Garrido Cruz, conhecido popularmente pelo nome artístico de "Abú O Curupira", tem 26 anos e é nascido em Fortaleza (CE), tendo se mudado para o Distrito Federal (DF) muito novo, em 2001. É parte do cenário artístico do DF desde 2011, quando começou a participar e administrar trabalhos criativos, que englobam desde música e dança até o cinema local.


O termo “O Curupira” é seu lado artístico no rap brasiliense, e “Abú” é como é conhecido na dança – de forma que “Abú O Curupira” seja um amálgama de tudo aquilo que ele é: um profissional multidisciplinar e talentoso, que compreende inúmeras esferas artísticas a partir da linguagem do cinema.


SERVIÇO – Abú O Curupira no Cine Brasília + lançamento do videoclipe Composto V

Quando: 12 a 15 de dezembro

Local: Cine Brasília (Asa Sul EQS 106/107)


ASSESSORIA DE IMPRENSA


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page