Brasília mais Sustentável capacitou 650 funcionários de 13 empresas e já planeja segunda etapa
- Rodrigo Carvalho
- há 2 dias
- 2 min de leitura
No último dia 9, o projeto Brasília mais Sustentável realizou a última oficina de capacitação em práticas de sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e Governança), que teve adesão de treze estabelecimentos comerciais do setor de turismo, bares e restaurantes de Brasília. Considerado um sucesso por participantes e pelos organizadores, a iniciativa já está com sua segunda etapa em planejamento. Para Gil Guimarães, proprietário da Casa Baco, o projeto marca uma mudança de cultura no setor. “A sustentabilidade é um caminho sem volta e o comércio necessita se adaptar a um mundo mais exigente e preocupado com as causas sociais e ambientais. O projeto é sem dúvida algo essencial para nós empresários”, finalizou.
No total, 650 pessoas foram treinadas em 39 oficinas divididas em três temas: 1. qualidade na prestação dos serviços turísticos, 2. empreendedorismo sustentável no turismo e 3. boas práticas na gestão de resíduos sólidos e ESG em empreendimentos turísticos. Foram mais de 156 horas de treinamento no total. Em razão da grande procura e diante do sucesso da primeira etapa entre os colaboradores das empresas, já está em planejamento uma segunda etapa do projeto. “Brasília inicia uma jornada em direção à sustentabilidade. Nosso potencial empreendedor é gigantesco. Nossa cidade, por estar no centro das discussões políticas, deve ser um exemplo de turismo mais sustentável. E esse projeto nos conecta com as melhores práticas globais”, ressaltou o deputado Roosevelt Vilela, um dos incentivadores do projeto.
Elisangela Lima, diretora de operação do grupo HPlus, ressalta a importância desse trabalho para a empresa. “Em nossa rede, atendemos pessoas de todas as partes do mundo. Participar desse desafio global de melhorar nossas práticas comerciais é, sem dúvida, essencial para nosso planeta. O Brasília mais Sustentável mudou a percepção de nossos colaboradores quanto aos impactos sociais e ambientais que geramos a partir de nossa atividade. Estamos ansiosos para a segunda etapa do projeto”, afirmou Elisangela. Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Valeria Farias Morais, a previsão é que a segunda etapa seja já realizada no próximo semestre. “A responsabilidade socioambiental deve ser uma preocupação constante das empresas”, ponderou Valéria.
No próximo dia 28 de maio, às 18 horas, o Instituto Brasil de Economia Criativa (IBRAEC),com apoio da Secretaria de Turismo do DF e parceria do portal Visite Brasília, do Instituto Chico Maia, do SINDHOBAR, da Nativa, do Instituto Lixo Zero da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF, entregará os certificados aos treze estabelecimentos dessa primeira etapa. O evento de encerramento será realizado na Casa Baco, um dos estabelecimentos participantes do projeto.
Serviço:
Evento de encerramento do projeto Brasília mais Sustentável
Local: Casa Baco, Casa Park
Horário: 18 horas
Data: 28/05/2025
Comments