top of page

Brasília recebe Copa Brasil de Marcha Atlética com estreia de novas distâncias e favoritismo do CASO

O Eixo Monumental será o palco da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética no próximo dia 25 de janeiro. O evento, que integra o Tour Mundial da World Athletics (nível Bronze), marca um momento histórico para a modalidade com a estreia das distâncias de Meia Maratona (21km) e Maratona (42km) no programa oficial adulto.

 

A competição marca a primeira aparição do atleta Caio Bonfim após suas históricas conquistas no Mundial de Tóquio, em agosto de 2025, onde faturou o ouro nos 20 km e a prata nos 35 km. O medalhista olímpico competirá na Meia Maratona, utilizando a prova como preparação para o Mundial de Marcha por Equipes, que ocorrerá em abril de 2026, também na capital federal.

 

CASO em defesa do título – Competindo “em casa”, o Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO) entra como o grande favorito para manter o título por equipes. A delegação, liderada pelos treinadores João Sena e Gia Sena, conta com 28 atletas e uma estrutura de cinco treinadores e diversos colaboradores. Dos inscritos pelo CASO, 16 já são medalhistas em campeonatos nacionais e internacionais. Além de Caio Bonfim, a equipe brasiliense traz outros nomes de peso olímpico, como Max Batista e Gabriela Muniz. A competição geral contará com 171 inscritos de 36 clubes e 11 estados brasileiros.

 

Programação e Transmissão – O evento terá 10 provas abrangendo as categorias Adulto, Sub-20, Sub-18 e Sub-16. Para quem não puder acompanhar de perto no Eixo Monumental, as disputas serão transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil, o canal oficial da CBAt no YouTube.

 

. Confira a lista dos representantes do CASO por categoria:

 

Maratona e Meia Maratona (Elite): Caio Bonfim, Max Batista, Diego Lima, Santiago Urbina, Elianay Barbosa, Gabriela Muniz, Gabrielly Neves, Lucas Mazzo, João Victor Magalhães, José Nilton Barros, Klaubert Emanoel Ferreira, Marina Marques e Floraci Ramos.

 

Sub-20 (10km): Baltazar Soares, Henrique Alencar, Josué Barros Natividade, Samuel Vinicius Costa, Beatriz Lopes, Iasmim Raquel de Jesus Silva e Mariana Dias Santos.

 

Sub-18 (5km): Gabriel Macedo.

 

Sub-16 (5km / 3km): Ruan Costa, Emanuelly Faustino, João Albuquerque, Ana Luiza Cavalcante, Carolina Guimarães, Layla Leite e Rayra Ribeiro dos Santos.

 

. Confira a programação das largadas:

 

6h – Maratona Feminino Adulto

6h20 – Maratona Masculino Adulto

7h – Meia Maratona Feminino Adulto

7h20 – Meia Maratona Masculino Adulto

8h15 – 10 km Feminino Sub-20

8h25 – 10 km Masculino Sub-20

9h30 – 5 km Masculino Sub-18

9h45 – 5 km Feminino Sub-18

9h55 – 5 km Masculino Sub-16

10h05 – 3 km Feminino Sub-16

 

CASO – CENTRO DE ATLETISMO DE SOBRADINHO: Com sede na cidade de Sobradinho, no Distrito Federal, o CASO, patrocinado pela Caixa, Ministério do Esporte e Governo Federal, é um projeto social que tem a missão de desvendar, capacitar e treinar crianças, jovens e adultos a se tornarem atletas campeões, não apenas em disputas esportivas, mas principalmente, protagonistas de suas próprias vidas.  O CASO começou sua trajetória em 1990, quando os atletas competiam pelo Sobradinho Esporte Clube. Depois disso, o professor João Sena Bonfim criou o próprio clube com o auxílio de sua esposa Gianetti Oliveira (medalhista, pioneira na Marcha Atlética). A dedicação da família Sena Bonfim pelo atletismo falou mais alto que outras coisas. Mesmo aposentado, João, luta para formar atletas. Esse é seu foco prioritário. O CASO hoje tem como sua estrela principal o marchador campeão mundial Caio Bonfim.

 

*Saiba mais:

Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page